O tráfego de passageiros nos mais de 470 aeroportos europeus registrou crescimento de 3,1% em julho de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da ACI Europe. Apesar do resultado positivo, a associação destacou que este foi um dos desempenhos mais fracos para o mês de julho desde o início da série histórica.
O estudo mostra que a demanda internacional foi responsável por todos os ganhos, com alta de 3,7%, enquanto o tráfego doméstico manteve estabilidade (+0,7%). No total, os volumes de julho ficaram 5% acima dos níveis pré-pandemia, comparados a julho de 2019.
Diferenças regionais
Na área UE+, o crescimento foi de 2,8%, abaixo da média continental, com destaque para os avanços na Polônia (+13,9%), Eslovênia (+12,2%), Chipre (+10,1%) e Mônaco (+10,3%). Já Letônia (-6,1%), Estônia (-6%) e Áustria (-0,5%) registraram retração.
Nos países fora da UE, o desempenho foi mais expressivo (+4,7%), impulsionado por Moldávia (+45%), Geórgia (+12,1%) e Cazaquistão (+11,2%). Por outro lado, Rússia (-15,1%) e Israel (-5,6%) apresentaram quedas significativas.
Principais aeroportos
Entre os grandes hubs, o aeroporto Istambul Sabiha Gökçen liderou com crescimento de 14,9%, seguido por Munique (+5,9%) e Istambul IST (+4,5%). O Londres Heathrow manteve a liderança como o aeroporto mais movimentado da Europa, mas sem crescimento no período.
Nos mega aeroportos (25 a 40 milhões de passageiros), destaque para Milão Malpensa (+7,5%), Dublin (+6,9%) e Paris-Orly (+5,5%). Já os grandes aeroportos (10 a 25 milhões) tiveram aumento de 2,9%, impulsionados por Cracóvia (+18,9%) e Varsóvia (+12,5%).
O segmento de médios aeroportos (1 a 10 milhões) cresceu 3,9%, com destaque para Chisinau (+45%) e Bournemouth (+31,9%). Entre os pequenos (menos de 1 milhão), a alta foi de 4%, com números expressivos em Kiruna (+166,4%) e Karlstad (+147,7%). Apesar do avanço, este segmento ainda não recuperou os níveis pré-pandemia, permanecendo 22,4% abaixo de 2019.