A Embratur participou ativamente do 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, realizado de 11 a 14 de setembro em Brasília (DF) e Cavalcante (GO). O evento, organizado pelo Grupo Vivejar, reuniu comunidades tradicionais, empreendedores periféricos, pesquisadores e profissionais do setor, promovendo debates sobre práticas éticas, regenerativas e alinhadas à responsabilidade socioambiental.
Na abertura, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o papel estratégico da Agência na construção de um novo modelo de turismo. “A Embratur é uma empresa lixo zero, faz o seu dever de casa. Fizemos um concurso de boas práticas de turismo responsável e sustentável no Brasil inteiro. Temos também muitas parcerias, como o acordo com o ICMBio, que transforma unidades de conservação em pontos de turismo que auxiliam tanto na conservação quanto no turismo. É um avanço enorme, algo que nunca existiu antes”, afirmou.
Freixo também ressaltou o pioneirismo da instituição ao estruturar políticas de Afroturismo, colocando o tema no centro das estratégias da Agência. “Pela primeira vez, a Embratur torna estruturante um trabalho de Afroturismo, por exemplo. Isso significa que o Afroturismo não é uma gaveta que a gente abre de vez em quando. Ele é estruturante e está em todas as políticas para debater o território”, disse.
A atuação da Agência recebeu reconhecimento de representantes do setor. Tatiana Paixão, presidente do Coletivo Muda pelo Turismo Responsável, elogiou o diálogo estabelecido: “É uma nova Embratur! Muito obrigada pela sua equipe magnífica, vocês estão fazendo a diferença no país. Nunca vi nesse país um momento em que tivéssemos tanta aproximação com um órgão como está sendo e está sendo pela porta da Embratur.”
Carolina Favero, coordenadora geral de turismo sustentável e responsável do Ministério do Turismo, reforçou os avanços recentes: “Nesta gestão realmente temos resultados que nos empolgam. Como o presidente Freixo vai ressaltar, são números que nunca atingimos e fico feliz porque esses números estão sendo trabalhados com a questão da responsabilidade, sustentabilidade, que é o nosso pilar, que é o mais importante.”
A cerimônia também contou com homenagem à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, representada pelo secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf Filho, em reconhecimento à sua trajetória de defesa do meio ambiente.
Além da abertura, a Embratur esteve presente em diversas atividades do Fórum. Alexandre Nakagawa, gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional, apresentou a palestra “A Promoção Internacional do Turismo como Ferramenta para o Turismo Sustentável”. Já a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tânia Neres, conduziu workshops sobre afroturismo internacional e etnoturismo em terras indígenas.
Com quatro dias de programação, o evento incluiu rodas de conversa, oficinas, vivências culturais e visita técnica à comunidade quilombola Kalunga. O Fórum ainda entregará o Prêmio Vitrine do Turismo Responsável, valorizando iniciativas transformadoras em diversidade, sustentabilidade e impacto socia