Rio de Janeiro (RJ) – O Visite São Paulo Convention Bureau tem apostado em campanhas temáticas e em uma presença internacional constante para ampliar a promoção turística do estado. Durante a 52ª Abav Expo, realizada no Riocentro entre terça-feira (8) e quinta-feira (10), a entidade destacou a parceria estreita com a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo e a atuação em iniciativas de comunicação, publicidade, relações públicas e eventos em diferentes mercados.
“Trabalhamos há seis anos com um alinhamento de comunicação pública e privada de como promover o estado de São Paulo. Participamos da criação da campanha SP para Todos, que todo ano se direciona em ações de publicidade, relações públicas, redes sociais, shows e feiras”, explicou Toni Sando, presidente do Visite São Paulo e da Unedestinos.
Segundo ele, a estratégia é sustentada por campanhas temáticas que valorizam os atributos regionais. Neste mês, a entidade está promovendo a Rota do Vinho, que será seguida por outras rotas, como as religiosas e gastronômicas. “A proposta é mostrar quais são os atributos que o Estado de São Paulo tem e como a gente pode se fortalecer através da mídia, da publicidade ou de encontros e roadshows com o público que vende os produtos”, salienta.
Outra ação de destaque é a campanha Made in SP, que utiliza um selo para identificar produtos originários do estado — como bebidas, queijos, doces artesanais e itens da indústria têxtil — e associá-los à imagem de qualidade paulista. “O que temos feito é mobilizar o Estado de São Paulo para valorizar seus produtos e isso reflete também no turismo. Toda vez que expomos o estado em feiras e eventos, mostramos essa excelência”, afirmou Sando.
A presença internacional é outro pilar central da atuação do Visite São Paulo. Durante a realização da Abav Expo, equipes da entidade estavam simultaneamente em ações no exterior. “Hoje, enquanto estamos aqui, tem uma equipe nossa indo para Nova York em um roadshow, outra em Cannes, outra semana que vem em Miami, e depois na WTM. Tudo isso com material unificado, baseado nessa campanha de SP para Todos”, destaca.
Resultados
Os resultados dessas estratégias são refletidos nos números de eventos captados e na movimentação do setor. “Todos os indicadores de 2019, que foi um grande ano, já foram recuperados até o ano passado. 2025 já bateu todos os recordes de 2019, o que mostra que a pandemia ficou para trás”, afirma.
O calendário de eventos também cresceu. O site do Visite São Paulo, que registrava uma média de quatro mil eventos anuais antes da pandemia, hoje cataloga cerca de sete mil. “Mostra que houve um crescimento real e intenso. A área de entretenimento, por exemplo, teve aumento de 30% em relação ao ano passado”, disse.
Para Toni Sando, o sucesso das campanhas também está relacionado à continuidade das políticas de promoção, independentemente de mudanças de governo. “A proposta do Convention Bureau é estar integrado, não ao político que está na cadeira, mas à política de Estado. São Paulo é um exemplo: a campanha anterior se mantém até hoje, mesmo com troca de governo, porque é uma iniciativa que vincula os atributos do estado a uma tematização de campanha e preserva o investimento feito anteriormente”, conclui.