Rio de Janeiro (RJ) – A Abav Expo 52 encerra sua programação nesta sexta-feira (10) com balanço positivo e números parciais que confirmam a força do evento no calendário do turismo nacional. Antes do encerramento do último dia de feira, a Abav Expo recebeu 31,9 mil visitantes, com projeção de que esse número chegue a 42 mil visitantes, e a realização de 3.254 reuniões de negócios no programa de compradores convidados. Ao todo, participaram 354 jornalistas e 366 criadores de conteúdo, ampliando o alcance da feira, que se consolida como a maior da América Latina.
Durante a coletiva, Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav, Adriana Homem de Carvalho, diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, e Bruno Mattos, subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro, destacaram a importância da parceria com o Rio de Janeiro, cidade que seguirá sediando edições alternadas até 2032. O subsecretário municipal de Turismo, Bruno Matos, informou que a capital superou em setembro o recorde histórico de visitantes estrangeiros e projeta crescimento de 20% no fluxo total de turistas até o fim do ano.
A próxima edição da feira será em São Paulo, de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026, nos pavilhões Verde e Amarelo do Expo Center Norte. Segundo a organização, 60% dos estandes foram comercializados nas primeiras quatro horas após a abertura da planta comercial. A expectativa é reunir 35 mil visitantes e 2 mil marcas expositoras.

Durante a coletiva, a Abav anunciou ainda sua transição para o conceito de feira regenerativa, em parceria com o projeto Meu Pé de Árvore. A iniciativa prevê a regeneração florestal na Amazônia, com uma árvore plantada para cada marca expositora. Com mais de 2 mil marcas participantes previstas na próxima edição, o compromisso inicial prevê 2 mil árvores plantadas, com emissão de certificado personalizado para cada expositor.
Os participantes também poderão contribuir com o plantio de árvores adicionais, ampliando o impacto do projeto. A proposta, apresentada durante a coletiva, reforça o compromisso da Abav com práticas ESG e de turismo responsável, indo além da compensação de carbono para atuar na reposição e recuperação de biodiversidade.