Rio de Janeiro (RJ) — A BBC Eventos, organizadora da Brazil Travel Market (BTM), marcou presença na 52ª Abav Expo, realizada entre terça-feira (8) e quinta-feira (10), no Riocentro, destacando novidades da edição 2025 e reforçando a consolidação da feira como um dos principais encontros de turismo do Nordeste e de todo o Brasil.
Com expectativa de 5 mil profissionais participantes nesta edição, ante 4,5 mil em 2024, as caravanas da edição 2024 já foram encerradas “com sucesso”, segundo Breno Mesquita, CEO da empresa. “Elas contemplam todo o Brasil, inclusive com caravanas aéreas para lugares mais distantes, mas ainda com maior concentração de participantes do Norte e Nordeste. Os agentes pagam apenas uma taxa simbólica, mas a hospedagem e o transporte são gratuitos”, explica.
Novidades da edição
Segundo Cláudio Júnior, também CEO da BBC Eventos, uma das novidades deste ano é a parceria inédita com a Embratur para o programa de buyers internacionais. “Vamos receber italianos, espanhóis e operadores da Colômbia. Sempre tivemos buyers, mas é a primeira vez que a Embratur está conosco apoiando essa ação”, salienta.
O executivo também destaca a estreia da parceria com a Alagev, que levará painéis voltados a gestores de viagens corporativas. “O evento deste ano terá esse apoio do trade local para abranger também o público corporativo. Ou seja, a feira não recebe só agentes que vendem lazer, mas também gestores de viagens”, explica.
A programação do BTM 2025 inclui uma média de dez salas de capacitação, além de uma rodada de negócios com 200 agentes e 20 fornecedores. “Eles têm cinco minutos em cada mesa e, ao final, conhecem 200 agências. Essa rodada é um dos pontos altos do evento”, pontua Júnior. “Contamos ainda com uma área de capacitação com 130 lugares, em parceria com o Sesc, Senac, e Fecomércio do Ceará, com curadoria do Thiago Akira”, complementa Mesquita.
O BTM 2025 também abriga eventos paralelos, como reuniões do Fornatur, Anseditur e Abav, além de cerca de 30 operadoras participantes. “Isso demonstra a força do Nordeste como mercado emissivo, não só destino receptivo. Ter essas operadoras chancela que o evento é de grande relevância e consolidado. Estamos entre os maiores do Brasil e o maior do Norte e Nordeste”, completa Mesquita.
Representatividade regional e internacionalização
Entre os expositores, o BTM 2025 reúne destinos nacionais e internacionais, incluindo Peru, Japão, Israel e Estados Unidos. Há também forte presença dos Sebraes regionais, que levam pequenas e médias empresas de diferentes estados. “O Sebrae Paraíba está incentivando a economia criativa e a agricultura familiar; o do Ceará foca em rotas turísticas; e o de Alagoas desenvolve projetos junto a agências de viagens”, exemplifica Mesquita.
O executivo ressalta ainda que o crescimento da conectividade aérea tem impulsionado o turismo nordestino. “As companhias aéreas estão ampliando os voos para o Nordeste. Recife, Fortaleza e Bahia hoje são hubs com ótima malha aérea internacional”, reforça o CEO.
Júnior complementa ainda que a feira busca equilibrar a presença de expositores nacionais e estrangeiros. Esses últimos representam aproximadamente 20% dos expositores. No âmbito nacional, os destinos do Sul e Sudeste são destaque, participando com estandes expressivos, como o de Minas Gerais, que contará com 200 metros quadrados e diversas ativações e experiências.
Inclusão, conteúdo e profissionalização
A 14ª edição da BTM também contará com ações de inclusão, como a capacitação conduzida por Dudu Rodrigues, profissional autista que abordará turismo inclusivo. O conteúdo também inclui treinamentos da Universal, Sea World, Visit Orlando e Orlando Magic, com uma sala exclusiva para 300 agentes.
Mesquita enfatiza que o foco da organização é manter a feira profissional e voltada a negócios. “Não permitos bebida alcoólica, salvo nos últimos 40 minutos, e evitamos muito barulho. Todas as palestras e capacitações serão realizadas com fone de ouvido. Por esses motivos, garantimos que geração de negócios seja muito alta, fora da média das principais feiras”, reforça.
Segundo Júnior, o público da BTM 2025 é cuidadosamente selecionado. “Temos uma pessoa da equipe que passa o ano mapeando os principais agentes e operadores de cada estado, para convidar quem realmente gera negócio”, explica.
Comunicação e expansão no mercado nacional
Os executivos também destacaram a parceria com a Business Factory, liderada por Thaís Medina, responsável pela assessoria de imprensa da feira. “Ela consegue chegar a veículos e jornalistas que a gente não alcançaria, especialmente do Sul e Sudeste. É o primeiro ano com ela, e o resultado tem sido muito positivo”, afirma Júnior.
Mesquita acrescenta que a assessoria tem permitido maior penetração no mercado nacional. “Nos ajuda a levar nossa programação e nossos expositores ao conhecimento do trade, com uma comunicação mais estratégica”, completa.
Perspectivas e próximos passos
A BBC Eventos já negocia o BTM 2026, enquanto a edição 2025 está praticamente vendida. “Estamos na 14ª edição e nos preparando para a 15ª, que será a melhor de todas”, adianta Júnior.
Mesquita confirma que o evento segue sediado no Ceará, com reserva garantida do pavilhão pelos próximos cinco anos. “O Ceará nos atende muito bem. Temos apoio da Secretaria de Turismo, do Sesc, Senac, Fecomércio e de todo o trade. Enquanto for um casamento saudável, continuaremos lá”, garante.
Sobre o futuro, Júnior reforça que a feira continuará ampliando sua atuação internacional e corporativa. “A parceria com a Embratur e com a Alagev abre novos horizontes. A tendência é crescer, mas sempre com foco em qualidade de público e geração de negócios”, finaliza.
O Brasilturis participa da 52ª Abav Expo e conta com o apoio da Mundi Executive Transport e proteção Affinity Seguros