A Embratur destacou o Afroturismo como um dos principais temas da ABAV Expo 2025, realizada em São Paulo, com uma série de iniciativas voltadas à valorização da diversidade e da equidade racial no setor. Entre as ações, o lançamento do “Guia Prático de Equidade Racial no Turismo”, desenvolvido em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), marcou a programação da Arena Urca, durante o ABAV Talks. O documento propõe uma abordagem ativa de antirracismo e oferece um roteiro prático para que empresas de turismo adotem políticas inclusivas e promovam o protagonismo negro.
A apresentação do guia foi conduzida por Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, e contou com a participação de Natália Oliveira, Vitória Camilo e do CEO e fundador do Afroturismo HUB, Hubber Clemente. O debate reforçou o Afroturismo como um segmento que une cultura, história e negócios sustentáveis. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “é histórico o que está acontecendo na Abav Expo 2025.” Segundo ele, o Afroturismo representa “valorização da diversidade” e é “potente enquanto negócio, que movimenta a economia, gera emprego e renda e fortalece o protagonismo da população preta.”
Estande do Mato Grosso do Sul também promove debate sobre o Afroturismo
Estefanía Laterza, representante do CAF no Brasil, destacou que “o afroturismo é, ao mesmo tempo, um movimento cultural e uma oportunidade de negócios que fortalece a economia com base na diversidade.” A parceria entre Embratur e CAF, firmada em 2024, tem como foco o desenvolvimento e a internacionalização de empreendimentos de Afroturismo, com ações que incluem a criação de um Mapa de Afroturismo no Brasil e programas de capacitação empresarial.
A programação também incluiu workshops e o painel “Afroturismo em Expansão: Desafios e Oportunidades para o Futuro”, com a presença de Eddi Marcelin, diretor de Diversidade do CAF, e de Estefanía Laterza. O encerramento do evento será marcado pela apresentação dos resultados da cooperação técnica entre as instituições.
Em um movimento inédito, a Embratur promoveu ainda uma rodada de negócios exclusiva para empreendedores do Afroturismo. Realizada no primeiro dia da feira, em 8 de outubro, a ação reuniu 15 empresários brasileiros do segmento com compradores internacionais da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá, reforçando o papel do Brasil como destino que celebra sua identidade e pluralidade cultural. Segundo Marcelo Freixo, a parceria com o CAF “tem sido essencial para fortalecer empreendimentos afrobrasileiros e ampliar sua inserção nas cadeias internacionais do turismo, consolidando o Brasil como destino de valorização da cultura, da história e das identidades negras.”