A parceria entre a Royal Air Maroc (RAM) e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) deu mais um passo estratégico na promoção do Brasil no exterior. Entre outubro e novembro, 12 jornalistas e executivos da imprensa marroquina participam de uma série de experiências turísticas e culturais no país, em ação conjunta com o Aeroporto Internacional de São Paulo (Gru Airport). A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) e busca ampliar a visibilidade do Brasil na mídia do norte da África, além de fortalecer a conectividade aérea entre as duas nações.
A ação é fruto de um termo de colaboração firmado durante a FITUR 2025, em Madri, entre a Embratur, a Royal Air Maroc e o GRU Airport. A cooperação foi reafirmada meses depois, na WTM Latin America 2025, com a assinatura de um protocolo de intenções que prevê campanhas conjuntas, missões comerciais e novas estratégias de promoção internacional.
“Avançamos ao estabelecer a conectividade com o Marrocos e agora é o momento de gerar oportunidades de negócios, promover os destinos brasileiros e atrair cada vez mais visitantes desta região da África. A ação, em parceria com a Royal Air Maroc, é uma importante ferramenta de promoção do país, pois estes profissionais vão levar, através dos meios de comunicação, as impressões e encantos que o Brasil proporciona a quem nos visita”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Parceria estratégica e fortalecimento da conectividade
A Royal Air Maroc retomou, há dez meses, sua rota direta entre São Paulo e Casablanca, que tem apresentado taxas de ocupação acima de 80%. Segundo Othman Baba, diretor regional da companhia na América do Sul, o desempenho positivo demonstra o potencial crescente da ligação aérea. “O brasileiro descobre no Marrocos um ponto de acesso estratégico para a África, Ásia e Europa, e os marroquinos e africanos encontram no Brasil um destino vibrante, diverso e acolhedor”, destacou o executivo.
O Aeroporto Internacional de São Paulo, principal hub do país, tem papel fundamental no projeto ao oferecer apoio e incentivos para a operação. “Estamos focados e comprometidos em contribuir com o fomento do turismo brasileiro, estimulando a oferta de voos internacionais por meio de ações de divulgação e iniciativas que incrementem o fluxo de turistas estrangeiros. A parceria com a RAM é mais uma conquista na nossa missão de mostrar ao mundo as belezas de São Paulo e do Brasil como destino turístico”, afirma Claudio Ferreira, diretor Comercial da Gru Airport.
Imprensa marroquina vivencia experiências brasileiras
A press trip foi dividida em duas etapas: o primeiro grupo visitou o Brasil entre 9 e 14 de outubro, e o segundo, entre 23 e 28 do mesmo mês. A programação inclui experiências culturais e gastronômicas, além de visitas técnicas voltadas a conhecer a infraestrutura aérea e turística nacional — com destaque para São Paulo e o litoral paulista como principais portas de entrada ao país.
Os participantes representam os principais veículos de comunicação do Marrocos, entre canais de TV, jornais e plataformas digitais. A expectativa é que o conteúdo produzido durante a visita amplifique o posicionamento do Brasil como destino estratégico na África do Norte. “Fiquei muito impressionado com o enorme potencial turístico de São Paulo e Maresias. O contraste entre a energia urbana e o charme litorâneo é realmente notável… Trocas como essa ajudam a construir laços culturais e diplomáticos mais fortes entre os países”, declarou Adil Chquiry, diretor de Marketing e Digital da 2M TV.
Expansão de voos e novas oportunidades
Atualmente, a Royal Air Maroc opera três voos semanais entre São Paulo e Casablanca, com duração de cerca de nove horas, e planeja adicionar um quarto voo em dezembro. A companhia também estuda abrir uma nova rota direta para o Rio de Janeiro.
Além de tarifas competitivas, a empresa oferece duas malas gratuitas de 23 kg na classe econômica e três de 32 kg na executiva, além da possibilidade de stopover gratuito no Marrocos, o que incentiva a combinação de destinos.