O Curitiba Convention & Visitors Bureau assumiu a vice-presidência do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Comtur) para o biênio 2025–2027. O órgão, vinculado ao Instituto Municipal de Turismo (IMT), é responsável por definir diretrizes e acompanhar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo local. A nova composição reforça o papel estratégico do trade na governança e no avanço do setor na capital paranaense.
De acordo com Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention, “o Curitiba Convention atuará para fortalecer a integração entre poder público, iniciativa privada e entidades de classe, assegurando que Curitiba siga como referência nacional em inovação, sustentabilidade e competitividade no mercado de eventos”. Para ela, assumir o posto simboliza o compromisso com a governança e a competitividade da cidade. “Vamos somar a força do nosso ecossistema MICE à agenda pública, acelerando pautas de qualificação, promoção e captação de eventos que geram negócios, empregos e impacto econômico. É uma oportunidade de conectar prioridades do mercado às políticas municipais, com técnica, diálogo e transparência”, acrescenta.
O turismo de negócios e eventos (MICE) tem se consolidado como um dos pilares da economia curitibana. Em 2024, a cidade recebeu mais de 500 eventos, gerando impacto econômico superior a R$ 13,8 bilhões e atraindo 10 milhões de visitantes, dos quais 24% motivados por compromissos profissionais. Esse público, segundo dados do setor, gasta em média três vezes mais do que o turista de lazer, reforçando a relevância do segmento para a geração de renda, empregos e arrecadação.
“Nossa atuação será estratégica e colaborativa para a construção de uma Curitiba cada vez mais forte como destino turístico e de eventos, unindo o setor público e privado em prol do desenvolvimento sustentável da cidade”, encerra Gislaine.