A Azul Linhas Aéreas apresentou nesta quinta-feira (23) um plano de negócios atualizado, parte de seu processo de reorganização judicial (Chapter 11) nos Estados Unidos. O documento traça a estratégia financeira e operacional que deverá nortear a companhia nos próximos anos, com foco em redução de dívidas, eficiência operacional e fortalecimento de caixa, preparando o caminho para uma retomada sustentável de longo prazo.
De acordo com a empresa, o plano contempla ajustes na malha aérea, otimização de capacidade e iniciativas de redução de custos já implementadas durante o processo de reestruturação. A expectativa é que a Azul emerja do Chapter 11 mais saudável, com menores passivos de arrendamento, dívida líquida reduzida e uma alavancagem estimada em 2,5 vezes na conclusão do processo.
“Este plano de negócios reflete a paixão dos nossos tripulantes e nosso desejo de reconstruir a Azul como uma companhia aérea muito mais forte. Durante este processo, conseguimos chegar a acordos com nossos principais stakeholders, reduzindo significativamente nossa dívida e alavancagem, aumentando nossa geração de fluxo de caixa livre e, ao mesmo tempo, estabelecendo relacionamentos estratégicos de longo prazo. O plano que apresentamos hoje mostra esses resultados positivos e estamos extremamente entusiasmados para preparar a Azul para o futuro”, afirmou John Rodgerson, CEO da Azul.
Estrutura financeira fortalecida e visão de longo prazo
O plano reforça a estratégia de transformação financeira da Azul, que, segundo a companhia, já avançou em negociações com credores e arrendadores de aeronaves, resultando em uma redução significativa das obrigações de arrendamento e melhoria do perfil de dívida. Com isso, a empresa pretende equilibrar suas finanças e ampliar sua competitividade em um cenário de custos elevados e alta demanda por transporte aéreo.
A Azul ressalta que o novo perfil de alavancagem permitirá maior flexibilidade para investimentos futuros, manutenção de frota e fortalecimento das operações domésticas e internacionais. O plano também projeta um crescimento sustentável da capacidade nos próximos anos, acompanhado por iniciativas voltadas à modernização da frota e melhor aproveitamento de rotas estratégicas.
Transparência e governança no processo
Durante o Chapter 11, a Azul vem sendo assessorada por Davis Polk & Wardwell LLP, White & Case LLP e Pinheiro Neto Advogados na área jurídica; FTI Consulting na consultoria financeira; e Guggenheim Securities como banco de investimento. A SkyWorks atua como consultoria de frota, enquanto MassMedia apoia a comunicação estratégica.
O plano e seus materiais de apoio estão disponíveis no site de Relações com Investidores da companhia (ri.voeazul.com.br), e o processo pode ser acompanhado em www.azulmaisforte.com.br.

