Fortaleza (CE) – A cidade de Petrópolis (RJ) marcou presença no Brazil Travel Market (BTM) reforçando seu posicionamento como um dos principais destinos culturais e históricos do Brasil. Conhecida como Cidade Imperial, o município apresentou seu calendário de eventos e anunciou o retorno do projeto Som e Luz no Museu Imperial, programado para 2 de dezembro, após cinco anos de pausa.
Segundo Pablo Kling, secretário de Turismo de Petrópolis, o novo espetáculo contará com tecnologia de ponta em projeção, som e iluminação, recriando trechos do Segundo Reinado com efeitos visuais sobre cortinas d’água nos jardins do museu. “É um projeto que encanta e emociona. Essa reabertura simboliza o resgate de uma das experiências mais icônicas da cidade e vai contribuir para ampliar o tempo de permanência dos visitantes”, afirmou.
Durante o evento, o secretário também destacou o potencial do turismo histórico e de experiência, além da retomada de eventos tradicionais. Em 2026, a cidade sediará a 37ª edição da Bauernfest, festa que celebra a imigração germânica e atrai cerca de 500 mil visitantes ao longo de 17 dias no Palácio de Cristal. “A história de Petrópolis se confunde com a história do Brasil. Foi fundada por Dom Pedro II e preserva um patrimônio arquitetônico e cultural único”, pontuou Kling.
Entre os destaques turísticos, o secretário citou o circuito cervejeiro, formado por marcas artesanais como Bohemia, Odin, Dr. Durães, Sampler e Duas Torres. “Temos uma Vila Cervejeira que une tradição, gastronomia e produção local de lúpulo, que pode ser visitada pelos turistas. É uma experiência que combina turismo rural e gastronômico”, explicou.
O calendário de eventos da cidade inclui ainda a Serra Serata (festa italiana), a Bunkasai (celebração da cultura japonesa), o Festival do Chocolate, o Rock the Mountain, além de atividades de turismo esportivo e pedagógico. “Andar pelas ruas de Petrópolis é como visitar um museu a céu aberto. É um destino para todas as idades e épocas do ano”, disse Kling.
Petrópolis também reforçou sua estratégia de promoção junto às regiões Norte e Nordeste, buscando diversificar o perfil de visitantes. “Participamos do BTM pelo terceiro ano consecutivo. Queremos mostrar que o Sudeste também oferece um inverno aconchegante e acessível, a apenas 60 km do Rio de Janeiro. O nordestino que quiser sentir um friozinho e viver história, encontra isso em Petrópolis”, finalizou.

