Fortaleza (CE) – O Piauí encerra o calendário de feiras de 2025 com uma participação estratégica no Brazil Travel Market (BTM), em Fortaleza. O estado chega ao evento com estande renovado, forte presença do trade e foco em duas frentes prioritárias: o turismo de natureza e o turismo de origens.
Segundo Fanuel Adauto, diretor de Patrocínio e Eventos da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur-PI), o destino vive um momento de expansão e qualificação. “O Piauí vem se fortalecendo no cenário nacional e internacional. Depois de uma série de participações em feiras, inclusive com estande próprio na BTL Lisboa, encerramos o ano na BTM, consolidando nossa presença e ampliando a visibilidade do estado”, afirmou.
Entre as novidades apresentadas está o voo direto Fortaleza–Parnaíba, com dois voos semanais, às terças e sábados, que já mostra impacto positivo na chegada de turistas. “A nova rota fortalece os roteiros de Barra Grande e do Delta do Parnaíba, ampliando o fluxo de visitantes e conectando o Piauí à Rota das Emoções, em integração com Ceará e Maranhão”, explicou.
O estande do Piauí na feira destaca os principais atrativos do estado, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, patrimônio cultural da humanidade e berço do homem americano, e o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas. “Temos um turismo de emoção, que une natureza, cultura e experiências sofisticadas. Barra Grande, por exemplo, já conta com hotéis boutique e um público de alto padrão, semelhante ao de destinos como Jericoacoara e Atins”, completou Fanuel.
Além da promoção dos destinos, o governo estadual tem investido em qualificação profissional e infraestrutura turística. “Parnaíba é a segunda maior cidade do estado e possui uma rede hoteleira e gastronômica preparada para receber bem. O Piauí também se destaca por ser o estado mais seguro do Nordeste, o que reforça nossa vocação para o turismo familiar”, destacou o diretor.
Vale destacar que a Setur-PI já planeja a agenda de feiras e roadshows de 2026, com foco na aproximação entre o trade piauiense e mercados internacionais estratégicos.






