Viagens voltaram a ser o principal sonho de consumo dos brasileiros. Após um período de retração, o turismo retomou espaço e ultrapassou a compra de carro como prioridade no uso do orçamento familiar neste final de ano.
De acordo com a mais recente Pesquisa Radar Febraban, realizada entre 21 e 26 de setembro, 11% dos entrevistados brasileiros em todo o País afirmaram que pretendem investir os recursos financeiros extras em viagens, um ponto percentual acima da edição anterior do levantamento.
A alta recoloca o setor de turismo à frente da aquisição de automóveis, mencionada por 9% dos entrevistados, ante 10% em junho, uma diferença de dois pontos percentuais em relação à opção por viajar.
O resultado traz alívio para o mercado turístico, que vinha de um dos piores índices da série histórica: em junho, o desejo de viajar havia caído para 10%, o menor patamar já registrado pela pesquisa. Em períodos anteriores à pandemia, o turismo chegou a representar mais de 20% das menções sobre o destino do orçamento familiar.
Mesmo com o avanço, o setor ainda está atrás de outras aspirações financeiras dos brasileiros, como investimentos bancários (29%) e compra de imóvel (25%). Ainda assim, o novo dado sinaliza um importante movimento de recuperação e confiança no turismo nacional – especialmente em um momento em que o consumidor volta a priorizar experiências e lazer em vez da aquisição de bens duráveis.






