A Imaginadora, empresa especializada em promoção de destinos, parques temáticos e demais empresas no turismo, lança em novembro o workshop gratuito e 100% prático “Como usar IA para promover seu destino ou atração turística”. O workshop acontece no dia 18 de novembro de 2025 (terça-feira), das 15h às 18h30, em formato online, pela plataforma Microsoft Teams.
O conteúdo foi desenvolvido para profissionais que atuam especialmente na promoção destinos, atrações, parques temáticos e desenvolvimento de planos de comunicação e que ainda não sabem como começar a usar IA ou querem sofisticar e se aprofundar no uso da ferramenta.
O workshop será conduzido por Eduardo Costa, líder da vertical de marketing digital da Imaginadora. Com mais de três décadas de experiência, liderando grandes projetos de transformação digital, Eduardo tornou-se também um expert no uso de IA para serviços e produtos turísticos.
Quem também integra o encontro é Anna Donato, jornalista e storyteller com ampla trajetória no turismo. Anna foi repórter e editora em grandes meios do trade, criou e dirigiu eventos que se tornaram referência no setor e comandou o marketing dos parques Disney no Brasil. É fundadora da Imaginadora.
“Queremos disseminar as técnicas de promoção entre profissionais que criam destinos e experiências, desenvolvem produtos ou lideram campanhas de divulgação”, declara Anna. “A IA está revolucionando essa prática e potencializando a inteligência humana. Quando o ecossistema cresce, todos prosperam. Por isso, criamos este workshop gratuito e completo, que vai exigir apenas algumas horas de dedicação para aprender a usar a IA com fluência — e se surpreender com o que ela pode fazer”, continua.
“Mais do que uma ferramenta, a IA surge como parceira criativa. O turismo é feito de significados, e contar o que um lugar representa exige tempo, cuidado e sensibilidade — três coisas que nem sempre cabem na correria do dia a dia”, acrescenta Anna. “A proposta do workshop é ajudar profissionais a incorporar a IA ao processo criativo, deixando que ela cuide da estrutura enquanto a criatividade humana faz o que só ela é capaz”, completa.
O que será abordado no workshop
Durante as 3h30 de duração, os participantes aprenderão a:
- Entender o potencial da IA sem precisar virar “tech”
- Usar IA para descrever destinos turísticos com verdade e autenticidade
- Criar personas reais com emoção e estratégia
- Planejar campanhas que fazem sentido e geram resultados — e não apenas barulho
- Produzir conteúdo com menos desgaste e mais eficiência
- Fazer tudo isso com ética, identidade e bom senso
Material didático: Aqueles que completarem o workshop receberão um e-book exclusivo e completo com todo o conteúdo apresentado.
O workshop conta com o apoio institucional da União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos), do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), reforçando o compromisso da iniciativa com o fortalecimento do setor e com a disseminação de conhecimento qualificado entre os profissionais de turismo.
Após a inscrição, se pode ser realizada no site da Imaginadora, link de acesso à plataforma será enviado 24 horas antes do workshop.

