A Latam Airlines iniciou neste domingo (26) a operação da nova rota direta entre o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP) e o Aeroporto Internacional de Córdoba (Ingeniero Aeronáutico Ambrosio Taravella), na Argentina. O voo inaugural contou com cerimônia de corte de fita no terminal paulista, com a presença de executivos da Latam e da GRU Airport. A operação será diária, com sete frequências semanais, em horários planejados para facilitar conexões com voos domésticos e internacionais.
“Esta rota nos permitirá fortalecer nossa posição no mercado aéreo entre Argentina e Brasil, especialmente ao atrair mais clientes que viajam a partir de Córdoba, e não de Buenos Aires”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.]
“O voo da Latam será feito de uma forma que conecte Córdoba aos nossos grandes centros de conexão no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, tanto nos horários de pico da manhã quanto da tarde/noite, que são usados para voos internacionais de longa distância, e também aos nossos voos domésticos”, continua a executiva. “Assim, seguimos com nossa meta de ligar Córdoba ao resto do mundo e ao mercado brasileiro”, pontua Aline.
O voo parte de São Paulo às 8h nas segundas, quartas, sextas e domingos, e às 13h nas terças, quintas e sábados. No sentido inverso, decola de Córdoba às 12h35 e 17h35, respectivamente.
Para Claudio Ferreira, diretor comercial da GRU Airport, a nova operação reforça a malha internacional do aeroporto. “A operação contará com voos diários, fortalecendo ainda mais a nossa conectividade internacional. Expandir a malha aérea e oferecer novas opções de destinos é parte do nosso compromisso em proporcionar mais acesso e conveniência aos viajantes brasileiros”, destaca.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também ressaltou a importância da nova ligação. “Esta rota é estratégica para o nosso turismo internacional, ampliando a nossa conectividade com o mercado argentino, que somente este ano já enviou para o Brasil 2,8 milhões de visitantes. Em São Paulo, entre janeiro e setembro, foram mais de 300 mil visitantes vindos da Argentina”, afirma.
Com a nova operação, os passageiros de Córdoba passam a ter acesso facilitado ao hub da Latam em Guarulhos, que concentra conexões para diversas cidades brasileiras e destinos internacionais. Para os brasileiros, a rota representa mais uma porta de entrada para o interior da Argentina.
Expansão e parcerias
A Latam também inaugurou recentemente as rotas Rio de Janeiro/Galeão–Buenos Aires/Ezeiza, Porto Alegre–Buenos Aires/Aeroparque e a sazonal de inverno São Paulo/Guarulhos–Bariloche. Até o fim de 2025, a companhia pretende iniciar os voos diretos Guarulhos–Rosário e Florianópolis–Buenos Aires/Ezeiza, chegando a sete ligações diretas entre Brasil e Argentina no início de 2026.
Desde 2021, a Latam ampliou sua presença no Brasil de 44 para 59 aeroportos. No primeiro semestre de 2025, a empresa aumentou em 8,5% sua oferta doméstica de assentos e prevê encerrar o ano com crescimento de até 10,5%. Neste período, inaugurou sete novas bases no país: Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto, Campinas, Bonito, Dourados e Parnaíba.
No mercado internacional, a Latam opera voos próprios do Brasil para 90 destinos e projeta crescimento de até 11% na oferta de assentos. A companhia mantém parceria com a Embratur para ampliar a conectividade aérea e promover destinos brasileiros no exterior. “A Latam é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação da frequência dos voos que nos conectam com a Europa e Estados Unidos está casada com ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior”, conclui Freixo.

