O município de Barcelos (AM) foi incluído na primeira rodada do Programa AmpliAR, criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para fortalecer a aviação regional e impulsionar o desenvolvimento econômico em diferentes regiões do país. A iniciativa permite que concessionárias privadas assumam aeroportos regionais deficitários, em troca de ajustes contratuais, como redução de outorgas ou extensão de prazos, garantindo infraestrutura moderna e operações mais estáveis.
Localizada a cerca de 400 quilômetros de Manaus, Barcelos é reconhecida como a capital da pesca esportiva e um dos destinos mais promissores do turismo sustentável na Amazônia. Com 122,4 mil km² de extensão, o município tem no turismo uma de suas principais fontes de renda, movimentando pousadas, restaurantes e serviços de transporte durante a temporada de pesca esportiva, entre setembro e março.
De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o número de visitantes dobra nesse período, mesmo com as limitações logísticas – visto que o trajeto fluvial até Barcelos pode durar até 30 horas. A melhoria da infraestrutura aeroportuária, portanto, é vista como essencial para reduzir o tempo de deslocamento e ampliar o potencial econômico da região.
Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos destacou que a conectividade aérea é estratégica para o desenvolvimento da Amazônia, permitindo inclusão, geração de renda e integração nacional. Já Daniel Longo, secretário nacional de Aviação Civil, afirmou que o AmpliAR “foi pensado para conectar cidades médias e pequenas aos grandes centros”, ressaltando o papel estratégico do aeroporto de Barcelos para o turismo e o ecoturismo no Amazonas.
Além da pesca esportiva, Barcelos se destaca por suas paisagens naturais e manifestações culturais, como o Festival do Peixe Ornamental, realizado entre janeiro e fevereiro, que celebra espécies típicas como o acará-disco e o cardinal, unindo música, dança e alegorias regionais.
A sessão pública de abertura das propostas da primeira etapa do AmpliAR está marcada para 27 de novembro, às 10h, na B3, em São Paulo.






