São Paulo (SP) – Durante o Insights, evento promovido pela Latam Airlines e Delta Air Lines nesta quarta-feira (30), no Palácio Tangará, em São Paulo, Steve Sear, vice-presidente global de Vendas e Distribuição da Delta Air Lines, apresentou a visão da companhia para o futuro e celebrou os 100 anos da empresa, ressaltando o papel das pessoas, da inovação e das parcerias estratégicas para a longevidade do grupo.
“Apenas 8% das empresas atingiram essa marca, e isso só foi possível graças às nossas pessoas. É o que nos permite ser centenários e ainda assim nos sentirmos jovens”, afirmou Sear, ao abrir sua fala.
Segundo ele, a Delta encara o futuro com otimismo e foco em consistência estratégica. “Sempre haverá desafios, como crises econômicas, guerras, greves ou pandemias, mas a indústria aérea encontra formas de superá-los. Por isso, olhamos para frente e já pensamos nos próximos 100 anos”, declara.
O executivo explicou que o modelo da Delta é sustentado em quatro pilares: pessoas, experiência do cliente, confiabilidade operacional e crescimento global. Ele destacou que a companhia investiu US$ 15 bilhões durante a pandemia para reformular aeroportos e hubs estratégicos nos Estados Unidos, como Nova York, Los Angeles, Atlanta e Seattle.
“Foi um grande risco naquele momento, mas se mostrou uma das nossas decisões mais acertadas. Com os aeroportos vazios, conseguimos concluir as obras dois anos antes do previsto”, ressaltou.
Sear enfatizou a importância da experiência do cliente em solo e a bordo. Atualmente, a Delta possui o maior número de Sky Clubs dos EUA e vem expandindo as lounges Delta One, inspiradas em restaurantes de luxo e voltadas ao público premium. A bordo, o portfólio de produtos vai do Main Cabin ao Delta One, com suítes privativas, refletindo o desejo dos passageiros por mais conforto e flexibilidade.
Outro destaque é a conectividade gratuita, já presente em quase mil aeronaves da frota. “Todos gostamos de Wi-Fi rápido e gratuito, e estamos prestes a chegar à nossa milésima aeronave equipada com esse serviço. Além de conforto, isso gera economia para o viajante corporativo”, pontuou.
A confiabilidade, segundo Sear, continua sendo o pilar mais importante. “O que o passageiro mais quer é chegar no horário, com sua bagagem e tendo uma boa experiência. A Delta é número um em pontualidade, taxa de conclusão de voos e manuseio de bagagens”, afirmou.
O executivo explicou que a empresa mede diariamente seus resultados de satisfação por meio do Net Promoter Score (NPS), indicador que também influencia a remuneração dos executivos. “Não é apenas sobre resultado financeiro, mas sobre entregar a melhor experiência possível.”
No campo internacional, a Delta direciona sua expansão para mercados estratégicos. “Apenas uma em cada cinco pessoas no mundo já voou. Isso mostra o tamanho da oportunidade para o setor nos próximos 100 anos”, destacou. A aérea vem ampliando sua atuação na América Latina com novas rotas para Argentina, Brasil, Equador e Peru, e prepara novas operações para Ásia, incluindo Índia, Singapura e Hong Kong.
Sear reforçou ainda o foco no segmento corporativo, lembrando que a Delta lidera o ranking da Business Travel News há 14 anos consecutivos. “Esse é o coração do nosso modelo. Investimos continuamente para fortalecer o ecossistema corporativo e de agências, que é o que faz a Delta girar”, afirmou.
Ao comentar a parceria com a Latam Airlines, o executivo destacou que a união vai além do papel. “Somos líderes em nossos mercados de origem. A Delta nos Estados Unidos e a Latam na América do Sul. Juntos temos a maior rede entre as duas regiões. Mas o mais importante é a sintonia cultural entre nossas equipes. Quando o papel se transforma em cooperação real, isso gera algo mágico”, disse.
Encerrando sua fala, Sear destacou o compromisso da empresa com a escuta ativa e a evolução constante. “Temos um lema: ouvir, agir e ouvir novamente. Queremos saber o que vocês esperam da Delta para continuar merecendo a confiança de nossos parceiros e viajantes”, concluiu.

