São Paulo (SP) – A Expo Abla 2025 teve início na quarta-feira (29) e encerra nesta quinta-feira (30), no São Paulo Expo, consolidando-se como um dos principais eventos do setor de locação de veículos na América Latina. Marco Aurélio Nazaré, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), abriu as apresentações do segundo dia destacando o esforço coletivo que permitiu à entidade alcançar o atual patamar.
“Quero agradecer ao conselho gestor da Abla, aos diretores regionais, ao conselho fiscal, que nos confiou a realização desse evento do porte que conseguimos atingir”, disse Nazaré. O presidente enfatizou que o êxito da associação se deve à delegação responsável e ao comprometimento de sua equipe executiva. “Nós dirigentes da Abla estamos de passagem. Nós não somos donos da entidade. Nós estamos aqui representando o negócio de aluguel de carros, e é o time executivo que dá continuidade a esse trabalho”, completou.
O presidente ressaltou ainda o papel da Expo Abla como catalisador de negócios e relacionamentos no setor. “Eu tenho ouvido de expositores sobre a conversão em negócios, o quanto está acima do que esperavam. Temos mais de 700 locadoras presentes no evento, e é isso que gera oportunidade”, destacou.
Francine Evelyn, diretora executiva da entidade, também reforçou a importância da aproximação dos associados com o trabalho da Abla. “A gente gosta de quem questiona, porque é a oportunidade que temos de mostrar o trabalho que é feito. Perguntem, se envolvam com os assuntos da Abla, porque associado bom é o que utiliza os benefícios e o trabalho que a gente desenvolve ao longo do ano”, afirmou. Ela ainda anunciou a isenção da taxa de adesão para novas locadoras durante o evento, incentivando o fortalecimento da rede de associados.
Painel “Visão da Indústria”: montadoras projetam 2026 com tecnologia e sustentabilidade

Na sequência da programação, o painel “Visão da Indústria: O que esperar das montadoras em 2026”, mediado por Milad Kalume, diretor executivo da Klume Consultoria Automobilística, reuniu Bianca Santos, head de Parcerias Estratégicas e Vendas Corporativas da BYD Brasil, Alexandre Oliveira, diretor sênior de Vendas e Desenvolvimento de concessionárias da GWM e Fábio Meira, vice-presidente de Vendas Diretas da Stellantis para debater os rumos da indústria automobilística e o impacto das novas tecnologias no mercado de locação.
Entre os temas discutidos, estiveram a consolidação dos veículos elétricos no país, a importância da tropicalização dos modelos para o mercado brasileiro e o investimento em infraestrutura de recarga. Bianca destacou o avanço da entrada da BYD no Brasil, com foco em segurança e conectividade, enquanto Oliveira ressaltou a criação de um ecossistema completo de mobilidade elétrica. Já a Fábio abordou a estratégia de adaptação ao comportamento do consumidor e à evolução das tecnologias híbridas.
O painel evidenciou que o futuro do setor passa pela combinação entre sustentabilidade, inovação e competitividade, fatores que também impactam diretamente o mercado de locação e a experiência dos consumidores.






