Pernambuco iniciou, na manhã desta segunda-feira (1), uma nova etapa de atuação conjunta para ampliar sua presença no mercado internacional. O encontro, realizado no auditório do Sebrae-PE, reuniu representantes da Embratur, do trade turístico e gestores públicos para apresentar as diretrizes do Plano Brasis 2025–2027 e os desdobramentos específicos para o estado. O evento consolidou o alinhamento entre governo, iniciativa privada, Sebrae e Embratur no desenho de estratégias para impulsionar o fluxo de turistas estrangeiros nos próximos anos.
Ao abrir a programação, os anfitriões destacaram o caráter colaborativo do encontro, apontado como um espaço de escuta ativa e construção integrada. “A entrega do Plano Brasis para Pernambuco visa trazer mais sinergia entre os atores locais para tratar da promoção internacional”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur. Ele destacou o cenário positivo de crescimento do fluxo de estrangeiros no Brasil e o papel estratégico de Pernambuco nesse avanço, impulsionado pelo aumento da malha aérea internacional. “São mais turistas consumindo produtos diferentes, além dos consolidados. Surge uma oportunidade de colocar na prateleira novas experiências e inserir micro e pequenos empreendedores na cadeia produtiva”, frisa.
Pernambuco em expansão no turismo internacional
Durante a apresentação, Bruno Reis mostrou que o estado vive um ciclo de retomada e expansão. Em 2024, Pernambuco registrou 70,6 mil entradas de turistas internacionais. Em 2025, até outubro, já são 80,7 mil – um aumento de 68,4% sobre o período anterior, superando todo o ano passado. O estado também registrou avanço no segmento marítimo: a temporada 2024/2025 contabilizou 19 atracações no Porto do Recife e mais de 26 mil visitantes, com taxa de satisfação média superior a 78%.
Os principais mercados emissores incluem Portugal, Argentina, Paraguai, Alemanha, Itália, Estados Unidos e França. Segundo Bruno Reis, a performance confirma a relevância de apostar na diversificação de produtos e na ampliação da presença em mercados estratégicos. A coordenação entre promoções, campanhas segmentadas, famtours e presença em feiras internacionais compõe o núcleo da estratégia até 2027.
Produtos estratégicos e diferenciais competitivos
O Plano Brasis aponta os segmentos estratégicos que reforçam a competitividade internacional de Pernambuco. Entre eles, sol e mar seguem como carro-chefe, com destinos consolidados como Porto de Galinhas, Carneiros e Fernando de Noronha. A diversidade cultural, que inclui frevo, maracatu, produção artesanal e gastronomia identitária, aparece como elemento de diferenciação. Recife, com vocação crescente para eventos corporativos e congressos médicos, desponta como polo natural para o segmento MICE, apoiado pela ampliação da infraestrutura de centros de convenções e equipamentos privados.
A presença de setores como tecnologia, economia criativa e polo médico também fortalece a narrativa internacional do estado. De acordo com a Embratur, Pernambuco tem condições de expandir sua atuação além dos produtos mais tradicionais, ganhando relevância em experiências culturais, turismo de natureza, roteiros pelo interior e turismo de base comunitária – segmentos alinhados às tendências globais de sustentabilidade e busca por autenticidade.
Outro segmento que Reis destacou durante a apresentação foi o audiovisual, com a possibilidade de explorar locações utilizadas em filmes e séries, tendo o filme “O Agente Secreto” como um dos mais recentes.
Promoção integrada até 2027
O Plano Brasis propõe ações coordenadas entre poder público, trade e entidades representativas para garantir consistência na narrativa e maior conversão nos mercados internacionais. A estratégia inclui campanhas segmentadas, parceria com companhias aéreas para incremento de rotas, presenças qualificadas em feiras e roadshows, apoio a mercados prioritários e estímulo à participação de micro e pequenos negócios.
“Com destinos consolidados, ampliação da conectividade, crescimento na emissão de passagens e uma oferta cada vez mais qualificada, Pernambuco entra em um novo ciclo de oportunidades para atrair mais turistas estrangeiros”, concluiu Bruno Reis.







