Alagoas segue consolidado como um dos destinos mais procurados do País e deve registrar nova alta no fluxo turístico em 25/26. A previsão da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) é que o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ultrapasse 1,3 milhão de passageiros no período, com impacto econômico estimado em R$ 2,8 bilhões quando somado ao movimento rodoviário. Apenas considerando os turistas que chegam pelo aeroporto, o efeito financeiro projetado é de R$ 2,6 bilhões — superior ao registrado na temporada 24/25.
De acordo com Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, os números refletem o trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas para posicionar o estado como referência nacional e internacional. “Nada é por acaso. O Governo de Alagoas, por meio da Setur, desempenha um trabalho diário para que o turismo local seja reconhecido como a referência que merece. Em todos os aspectos. Aqui, o turista se sente seguro, consegue conhecer tanto as belezas, a cultura, a gastronomia da nossa capital quanto do interior. Oferecemos vários destinos em um único lugar. Teremos um aumento de mais de 25% em relação ao fluxo geral e de mais de 24% e 59% nos desembarques nacional e internacional, respectivamente, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, por exemplo, sem falar que conquistamos cerca de 50 voos nacionais semanais para o período, em parceria com a Azul Viagens. Mais de R$ 2.6 bilhões injetados na economia do estado no período, movimentando diversos segmentos atrelados, gerando emprego, renda e transformando vidas em Alagoas”, reforçou a secretária.
Para a alta temporada 25/26, o fluxo internacional deve crescer 64,16%, saltando de 22.003 para 36.120 passageiros. Já o volume nacional aumentará de 1.022.463 para 1.270.296 turistas, avanço de 24,24%. Os desembarques também seguem em ascensão: serão 635.148 nacionais e 18.060 internacionais — ambos em crescimento frente ao período anterior.
A malha aérea reforça o movimento de expansão, com o anúncio de 49 novos voos semanais operados pela Azul Viagens a partir de cidades como Congonhas, Confins, Curitiba, Goiânia, Londrina, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberlândia e Viracopos. No mercado internacional, o estado conquistou voos de Porto e Lisboa, em Portugal, além de operações a partir de Buenos Aires, Córdoba e Rosário, totalizando 223 frequências e 40 mil assentos em parceria com TAP, Flybondi, Gol, HiFly, Ola e Be The World.
A temporada de cruzeiros 2025/2026 também promete reforçar o desempenho turístico, com expectativa de gerar mais de R$ 110 milhões na economia. Serão cerca de 150 mil leitos ofertados, 35 escalas confirmadas e oito navios em operação, entre eles Costa Favolosa, MSC Seaview — que fará 18 paradas —, Seven Seas Splendor, MSC Armonia, MS Hamburgo, MSC Preziosa e Costa Diadema.
No setor hoteleiro, Alagoas conta atualmente com 22 empreendimentos em construção, sendo 12 com previsão de entrega até 2026, o que deve acrescentar mais de 3.200 leitos à oferta local. Entre 2015 e 2024, o estado registrou aumento de 158% no número de leitos e de 375% no total de meios de hospedagem. Segundo Bárbara, o avanço resulta de políticas públicas que favorecem o ambiente de negócios, como o Prodesin — programa de incentivo fiscal que oferece benefícios como diferimento de ICMS, crédito presumido e incentivo locacional.
“O Prodesin, por exemplo, é um importante atrativo – trata-se de um programa de incentivo fiscal que oferece benefícios como diferimentos de ICMS, crédito presumido, contando ainda com a possibilidade de incentivo locacional, em que o empresário, ao comprovar os requisitos legais, recebe o terreno por 1,00 m2, após tal área ser declarada de utilidade pública para atração de investimentos”, explicou a secretária.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (Abih-AL), a taxa de ocupação na alta temporada deve permanecer igual ou superior a 90%

