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Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

“Luxo no inusitado” orienta debate do 4º Abav MeetingSP

Painel do 4º Abav MeetingSP destaca mudança do luxo clássico de conforto material para vivências raras em destinos remotos

São Paulo (SP) – O painel “O luxo no inusitado. Da hotelaria às frotas mais exclusivas do mundo” reuniu, no 4º Abav MeetingSP, nomes centrais do turismo de alto padrão. São eles Thiago Vasconcelos, diretor executivo da Pier 1; Martin Frankenberg, sócio da Kaiara Amazônia; e Ruy Carlos Tone, sócio da Expedição Katerre e do Mirante do Gavião Amazon Lodge, com mediação de Danielle Coltro.

O debate destacou três eixos centrais: a mudança do luxo clássico, baseado em marcas e infraestrutura, para vivências raras e imersivas; o papel crescente das agências como curadoras em um cenário de excesso de informação; e a necessidade de orientar o viajante quanto às práticas socioambientais em áreas sensíveis. Os executivos enfatizaram que o novo luxo está ligado à raridade, ao tempo de qualidade e à reconexão com a natureza.

Thiago Vasconcelos afirma que o conceito de luxo se tornou difuso e precisa ser compreendido pela ótica da exclusividade. “O luxo é algo exclusivo, é algo inacessível”, declara. Ele destaca que as expedições polares exemplificam esse movimento, com embarcações reduzidas, rotas remotas e elevado valor de entrada.

Sobre o papel das agências, o executivo reforça que, diante do excesso de estímulos digitais, “a única maneira hoje em dia de o cliente ter acesso de forma segura à informação daquilo que ele está vendo é através da agência de viagem”, acrescenta.

Para Martin Frankenberg, a essência do luxo permanece associada à raridade. “O luxo continua sendo o que ele sempre foi, que é algo raro”, afirma. Ao discutir vivências na Amazônia, explicou que muitos viajantes confundem simplicidade com falta de sofisticação, o que muda ao entrar em contato com comunidades locais. “As pessoas começam a olhar e questionar ‘será que sou a pessoa sofisticada aqui ou essas pessoas?’”, relata.

Quanto ao cenário futuro, destacou a força das viagens multigeracionais e da busca por transformação emocional, afirmando que “as pessoas viajam também para poder parar”, conclui.

Danielle Coltro (Coltro Viagens), Thiago Vasconcelos (Pier 1 Cruise Experts), Martin Frankenberg (Kaiara Amazônia), Ruy Carlos Tone (Expedição Katerre e Mirante do Gavião Amazon Lodge). Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

Ruy Carlos Tone, por sua vez, defende que o novo luxo está centrado na experiência e na entrega de vivências profundas. “Tem muita gente já procurando o que não seja usual e aceitando que ali não tem o conforto material”, afirma. Ele destaca a Amazônia como exemplo de destino que sensibiliza o viajante. “O turismo tem esse poder de conscientização”, declara.

Tone reforça também a importância de operações que incluam comunidades locais: “Os locais entendem muito mais da natureza”, afirma. Para ele, essa presença é determinante para manter autenticidade e qualidade.

Os três painelistas encerraram a sessão com projeções positivas para o turismo de luxo. Thiago Vasconcelos afirmou ser “super otimista”, enquanto Martin Frankenberg destacou que “não existe nenhuma inteligência artificial que vai mudar o que é experimentar um lugar novo ao vivo e à cores”, conclui. Já Ruy Carlos Tone reforça que produtos com participação direta das comunidades são o caminho mais consistente. “É importante garantir que o produto conta com locais”, finaliza.

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