BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Secretários de Turismo de São Paulo alinham ações e prioridades no 4º Abav MeetingSP

Roda de conversa entre secretários de Turismo aborda ações municipais e estaduais para ampliar produtos turísticos de São Paulo

São Paulo (SP) – No primeiro dia do 4º Abav MeetingSP, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro no Meliá Paulista, contou com uma roda de conversa entre os secretários do Turismo. O encontro de gestores públicos reuniu Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) e Rui Alves, secretário municipal de Turismo da capital (Semtur-SP), com mediação de Marcela Candiota (Daura’s Turismo).

O encontro dos secretários do Turismo abriu destacando a interdependência entre setor público e iniciativa privada para impulsionar o turismo no estado e ampliar o portfólio das agências. “O Turismo não se desenvolve só pelo setor privado ou só pelo público. Esse é um casamento que tem que estar sempre em harmonia”, afirma Marcela Candiota, ao contextualizar o painel para os agentes presentes.

“O Turismo se tornou campeão nacional na força, nos braços e nos ombros da iniciativa privada”, declara Lucena. O secretário observa que, por muitos anos, o poder público teve “participação modesta”, mas que o cenário mudou com a reestruturação das políticas estaduais. “Hoje estamos falando efetivamente de negócios, de geração de emprego, de renda e de oportunidade de empreendedorismo”, acrescenta.

Questionado sobre capacitação e captação de mão de obra, Lucena detalhou o trabalho da Academia do Turismo. “Estamos oferecendo 25 mil vagas para capacitação e qualificação de profissionais, empreendedores e gestores”, afirma, destacando que a iniciativa responde a uma demanda global do setor. “Nós já tínhamos uma crise no radar antes da pandemia. Com o deslocamento de profissionais para outras áreas, o desafio se ampliou”, acrescenta.

Sustentabilidade e interiorização

A sustentabilidade também esteve no centro do debate entre secretários do Turismo, com destaque para a recuperação dos rios paulistas. Marcela Candiota provocou os secretários sobre a possibilidade de ver o Rio Tietê limpo novamente. Rui Alves afirmou que o tema integra o planejamento estratégico da cidade. “Existe um projeto e um plano para isso”, declara.

Já Lucena contextualizou o desafio dentro do saneamento regional. “Nós vamos chegar até 2030 com mais de 50 ou 60% de tratamento em municípios-chave”, acrescenta. Ele reforça que a melhora no Tietê e no Pinheiros depende diretamente da universalização do saneamento nos municípios do Alto Tietê.

O secretário estadual também apresentou ações estruturais que reforçam o compromisso com sustentabilidade e interiorização do turismo. “São Paulo tem a segunda maior rede de trilhas de longo percurso do país”, afirma. Ele lembrou ainda o primeiro distrito turístico ecológico do Brasil, o Lago do Ribeira, e a conectividade ampliada pelos aeroportos regionais.

Secretários de Turismo
Marcela Candiota (Daura’s Turismo), Roberto de Lucena (Setur-SP) e Rui Alves (Semtur-SP). Crédito: Matheus Alves/Brasilturis
Resultados e perspectivas

Para o secretário municipal, o momento é de expansão. “O turismo de São Paulo, de janeiro a agosto, movimentou mais de 30 milhões de visitantes, uma alta de 54% em relação a 2023”, declara Rui Alves, acrescentando que “o setor faturou quase 15,9 bilhões em 2025”, com impacto direto na geração de empregos.

Entre os grandes propulsores de demanda, Alves destacou eventos como Carnaval, Fórmula 1 e a consolidação da gastronomia da capital. “Nós entregamos os prêmios do Guia Michelin em São Paulo, e o investimento feito para isso colocou a gastronomia paulistana entre os melhores do mundo”, afirma. Ele acrescenta que “mais de 59 restaurantes foram premiados”, com expectativa de que a cidade receba seu primeiro estabelecimento três estrelas na próxima edição.

Antes da conclusão do painel de secretários do Turismo, Alves convidou o trade para as atrações de final de ano na capital. “O prefeito Ricardo Nunes investiu forte para que o Natal de 2025 seja um atrativo para turistas do Brasil e do mundo”, afirma o secretário municipal. Ele citou o Natal Iluminado, o Réveillon na Paulista e o centenário da São Silvestre.

Em sua fala final, Lucena reforçou o compromisso do Estado com o setor. “A Secretaria é a secretaria de vocês. Estamos abertos para ouvir os desafios e melhorar o ambiente de negócios”, declara, aproveitando para incentivar a venda de outros destinos paulistas. “São Paulo tem 644 municípios, 44% deles turísticos. No ano passado foram 49 milhões de turistas; neste ano chegaremos a quase 51 milhões”, projeta. Ao concluir, destacou a força do serviço no estado. “São Paulo está de braços abertos para todo mundo”, finaliza.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS