São Paulo (SP) – A diretoria da Abav-SP | Aviesp avaliou positivamente os resultados da 4ª edição do Abav MeetingSP, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, no Meliá Paulista. Bruno Waltrick, presidente da entidade, e Juliana Assumpção, diretora executiva, destacaram o crescimento de público, a boa receptividade às atividades da programação e a consolidação do tema do receptivo como a principal mensagem desta edição.
Nesta edição, o Abav MeetingSP registrou 216 participantes ao longo dos dois dias, frente aos 182 do ano anterior. “O crescimento expressivo se deve principalmente ao esforço da equipe para conseguir trazer esse pessoal”, afirma o presidente, que destacou ainda o papel das pesquisas e da proximidade com o associado.
Juliana complementa ainda que a diretoria percorreu nove regionais neste ano, o que ajudou a ampliar o engajamento. “São as regionais que mais vieram associados, porque eles se sentiram representados”, declara.
Segundo diretora, esse relacionamento também contribui para a adesão contínua. “Eles mesmos falam para nós o que foi bacana, o que foi construtivo, o que vale a pena montar”, afirma. Ela destaca que demandas surgidas nos painéis e grupos de WhatsApp frequentemente orientam ajustes de programação.
Feedback em tempo real
No balanço geral, Waltrick declarou que “a avaliação do evento como um todo foi muito positiva, tanto dos expositores e patrocinadores, como dos associados que estiveram presentes”, conta.
Entre os pontos mais elogiados, o presidente citou a visita técnica ao Zoológico de São Paulo, considerada uma inovação na agenda. A ação mobilizou 121 participantes, exigindo autorizações específicas da Prefeitura e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para o deslocamento dos grupos.
“Foi uma iniciativa bastante ousada, transportar todos os agentes por ônibus para atravessar a cidade em uma semana com tantos desafios logísticos na capital”, afirma Waltrick. “Mas no fim, deu tudo certo e os associados relataram que gostaram bastante da experiência. Como um dos pontos altos dessa edição, deve inspirar iniciativas semelhantes no futuro”, adianta o presidente.
Outro destaque são os pós-tours previstos para sexta-feira (12), oferecidos pelo município de São Paulo, dentro do programa Vai de Roteiro, com opções de visita ao bairro da Liberdade ou ao Museu do Futebol. Segundo Waltrick, 75% das vagas estavam preenchidas ainda durante o evento, com expectativa de atingir 100% até o fim do dia.
A palestra mais bem avaliada foi a da futurista Sabina, que apresentou novas perspectivas sobre o uso de IA no Turismo. “Foi feita uma pesquisa em tempo real a partir o aplicativo lançado durante o evento, portanto é um feedback fundamentado”, afirma Juliana. Ela ressalta que o uso da ferramenta permitiu à entidade aplicar diversas pesquisas durante o encontro, gerando insumos imediatos para aprimorar o planejamento da próxima edição.
O painel sobre reforma tributária também teve grande repercussão, segundo Waltrick. Como muitas perguntas ficaram sem resposta por conta do tempo, ele optou por agendar um encontro virtual complementar. “Combinei de fazer um Papo com Agente sobre esse tema”, declara.
Próximos passos
Quanto às expectativas de expansão do Abav MeetingSP, os executivos reiteram que a decisão depende do análise das pesquisas. “Vamos compilar todos esses dados para trazer os resultados e avaliar novas possibilidades de localização, data, capacidade de espaço e até novas iniciativas como a do Zoológico.
No que se refere à Abav TravelSP, feira anual da Abav-SP | Aviesp prevista para março, Waltrick revela que 90% dos estandes já estão ocupados. Ele lembra que a associação antecipou a realização, antes marcada para abril, a fim de alinhar o calendário. “Foi acertado”, reforça Juliana, explicando que a entidade segue a preferência majoritária dos associados.
Por fim, a diretoria reforçou o espírito colaborativo que a entidade busca manter. “O evento está na quarta edição e tem muito a evoluir ainda”, afirma Juliana. “Temos que ir avaliando conjuntamente para não dar um tiro errado, deixar a maioria conduzir os próximos passos”, finaliza.

