BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Aeroporto de Londrina inaugura ILS e amplia segurança para pousos em baixa visibilidade

Tecnologia de precisão reduz cancelamentos, melhora regularidade da malha aérea e reforça papel estratégico do terminal no turismo e nos negócios da região

O Aeroporto de Londrina (PR) deu um passo importante rumo à modernização operacional com a inauguração do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS), tecnologia que permite pousos e decolagens mesmo em condições de baixa visibilidade, como nevoeiro e chuva forte. A cerimônia desta quarta-feira (10) contou com a presença do secretário de Aviação Civil, Daniel Longo, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que destacou o impacto positivo da nova infraestrutura para passageiros e companhias aéreas.

Segundo Longo, a implementação da tecnologia eleva o nível de eficiência e confiabilidade do terminal. “Com a precisão desse sistema, diminuímos de forma significativa os impactos de condições meteorológicas e ampliamos a capacidade operacional. Isso representa voos mais regulares, menor índice de arremetidas, mais oferta e mais confiança para empresas e passageiros.”

A entrada em operação do ILS marca a conclusão de mais uma etapa do amplo pacote de melhorias executado no aeroporto. Em janeiro, o local já havia recebido um novo terminal de passageiros — investimento de R$ 180 milhões realizado pelo grupo Motiva, responsável pela gestão do aeroporto. A obra ampliou em 40% a área do terminal, de 8.500 m² para 11.500 m², além de modernizar a sala de embarque, expandir o pátio de aeronaves e realocar sistemas de navegação, incluindo o PAPI, preparando toda a infraestrutura para a instalação do ILS.

Reforço à aviação regional e ao turismo de negócios

Em mensagem enviada ao evento, o ministro Silvio Costa Filho ressaltou o caráter estratégico da entrega. “Essa é uma demanda antiga da população e de toda a região. Com o ILS, nós vamos preparar o nosso aeroporto para cada vez mais operar com segurança, receber mais voos e evitar cancelamentos pelo mau tempo. Essa é uma ação conjunta a favor da cidade de Londrina, sobretudo fortalecendo o turismo de negócios, o turismo de lazer e desenvolvendo essa região tão estratégica para o estado do Paraná.”

O Aeroporto de Londrina opera cerca de 700 voos por mês e movimenta aproximadamente 50 mil passageiros. Com o novo equipamento — do tipo Categoria I, que permite aproximações a 60 metros de altura mínima e visibilidade de pelo menos 800 metros — o terminal deve reduzir substancialmente cancelamentos e arremetidas, garantindo maior estabilidade à malha aérea e melhor aproveitamento da infraestrutura pelas empresas.

Tecnologia a serviço da segurança

O ILS é hoje uma das tecnologias mais avançadas no auxílio à navegação aérea, permitindo que pilotos realizem pousos seguros mesmo quando a pista não está totalmente visível. O Brasil conta atualmente com 46 sistemas instalados, em diferentes categorias que variam conforme ajustes de precisão, equipamentos complementares e requisitos estruturais dos aeroportos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS