São Paulo (SP) – A Universal Destinations & Experiences encerra 2025 celebrando 35 anos e um dos ciclos mais significativos de expansão em Orlando (EUA). A abertura do Universal Epic Universe, em 22 de maio, marcou a estreia do primeiro parque temático de grande porte na cidade desde 1999 e consolidou um novo patamar para o complexo.
“O ano de 2025 foi histórico para nós no Universal Orlando Resort. Temos muitos motivos para comemorar”, declarou Marcos Barros, vice-presidente de Vendas e Marketing na América Latina da Universal Destinations & Experiences, em entrevista ao Brasilturis.
Com o novo parque, o destino passou a operar quatro parques temáticos e inaugurou três novos empreendimentos hoteleiros: Terra Luna Resort, Stella Nova Resort e Helios Grand Hotel. O portfólio total soma agora 11 hotéis e 11 mil quartos.
Segundo Barros, o desenvolvimento do grupo na região tem impulsionado a comunidade local e a economia de todo o país. “Somente o Epic Universe deverá gerar um impacto econômico de 2 bilhões de dólares na economia da Flórida nos primeiros 12 meses, além de mais de 10 mil empregos diretos e 7 mil indiretos durante a operação, ou seja, sem considerar o período de construção”, destaca o executivo..
Alta demanda brasileira
O mercado brasileiro tem exercido papel central nos resultados recentes. Barros relata que, segundo feedback de agências, “pouco a pouco a Universal Orlando vai se tornando o centro das férias do brasileiro em Orlando” afirma.
O movimento é impulsionado pelo novo ingresso Universal All Parks Tickets, válido para quatro parques ao longo de até 14 dias consecutivos. “O brasileiro já entendeu isso e a maior parte dos que vem visitar Orlando em janeiro e fevereiro de 2026 já garantiram esse ingresso”, revela.
Ele destaca ainda que o cliente nacional tende a planejar a viagem com antecedência e compra o produto ainda no Brasil, comportamento fortalecido pelo trabalho conjunto com o trade. “Nada disso seria possível sem o apoio do agente de viagens, que entendeu e abraçou o nosso projeto”, complementa.
Prioridades com o trade para 2026
Com isso, a estratégia para o próximo ano mantém como foco o treinamento e acapacitação. “Educação é o nosso grande desafio e a nossa grande oportunidade. Sabemos da rotatividade nas agências e que elas vendem o mundo todo. Se não continuarmos com esse programa intensivo e extensivo, não será bem-sucedido”, afirma.
O objetivo é consolidar o Universal Orlando Resort como destino completo, com estadias de pelo menos uma semana. Barros reforça que o papel consultivo das agências continua essencial. “Uma das razões pelas quais eles são tão relevantes é porque conhecem o passageiro. Eles moldam a viagem ideal e, com isso, praticamente tudo dá certo”, declara.
Novo capítulo
Embora o novo parque represente um marco e que muitos vejam como o encerramento de um ciclo para a Universal Destinations & Experiences, Barros reforça que na realidade a empresa está vivendo o início de “um novo capítulo”.
Entre as novidades já anunciadas fora da Flórida estão a montanha-russa Fast and Furious – Hollywood Drift em 2026, no Universal Studios Hollywood, a experiência Universal Horror Unleashed em Las Vegas, outra do mesmo tema em Chicago para 2027, e o parque familiar Universal Kids Resort em Frisco (Texas) previsto para 2026. Na Flórida, a atração Rip Ride Rockit foi fechada e será substituída por outra montanha russa.
Há ainda grandes expectativas para primeiro parque da marca na Europa, o Universal Studios Great Britain, na Inglaterra, com abertura prevista para 2031 em Kempston Hardwick, Bedford. “Estamos expandindo muito as nossas experiências e destinos de férias, sempre renovando e inovando. Essa é a forma do nosso sucesso”, celebra.
Experiência como norte
Nesse sentido, Barros, que completa 27 anos de empresa em fevereiro de 2026, relembra a evolução do complexo desde sua entrada. “Eu já entrei no meio de uma transformação. Depois crescemos com hotéis, abrimos o parque aquático em 2017 e agora o Epic Universe. Não existe um momento melhor para estar na Universal do que agora”, declara.
Apesar dos desafios econômicos e políticos que fogem do controle da empresa, Barros reforça que o foco permanece nas experiências entregues. “Nos pedem cada vez mais experiências imersivas. Se entregarmos, eles voltam”, pontua.
A proposta da marca, segundo Barros, se diferencia do setor. “O parque temático comum é um lugar onde você se diverte com a família. A Universal proporciona conexão entre as pessoas. É se divertir como família”, salienta.
Com muitas novidades a serem anunciadas nos próximos anos, a Universal mantém o diálogo contínuo com o trade, especialmente pela capacidade de customizar viagens. Reforçando a parceria com os profissionais do turismo brasileiro, Barros projeta que “o melhor ainda está por vir. As chegadas de janeiro e fevereiro de 2026 estão mais fortes do que em 2025”, revela.
Com o aumento esperado de assentos entre Brasil e Flórida em 2026, impulsionado por aeronaves maiores em algumas rotas, o executivo avalia que o destino continuará competitivo. “Orlando continua sendo muito aspiracional. Minha mensagem aos agentes é continuar apostando no destino e na Universal como um destino completo, porque eles colherão bons frutos conosco”, conclui.






