A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) celebra os resultados mais recentes do Barômetro Mundial do Turismo da ONU, que colocam o Brasil em posição de destaque no cenário global do turismo. Os números, divulgados em novembro, reforçam uma trajetória de crescimento consistente do país como destino internacional e endossam o trabalho desenvolvido pela entidade desde a sua criação, em 2008, voltado à promoção da hospitalidade brasileira nos mercados nacional e internacional.
De acordo com o levantamento da ONU, o Brasil registrou, em 2025, um aumento de 45% no número de turistas internacionais em relação ao ano anterior. Até o dia 24 de novembro, mais de 8,3 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no país, superando com antecedência o recorde histórico anterior, alcançado apenas ao fim de outros anos. Em 2024, o volume havia sido de 6,8 milhões de turistas. A projeção oficial indica que o Brasil deve encerrar 2025 com mais de 9 milhões de visitantes internacionais.
Esse desempenho coloca o país no topo do ranking global de crescimento da demanda turística, segundo a ONU, e reforça o protagonismo brasileiro em um mercado altamente competitivo. Para a BLTA, os números vão além de indicadores estatísticos e refletem um movimento mais amplo, que envolve a valorização de comunidades, culturas, diversidade e de um patrimônio natural singular, capaz de impulsionar toda a cadeia da hospitalidade.
Impacto econômico do turismo internacional
Os efeitos positivos desse crescimento também aparecem de forma clara na economia. Dados do Banco Central apontam que, entre janeiro e outubro de 2025, os turistas estrangeiros injetaram US$ 6,617 bilhões no Brasil, o equivalente a pouco mais de R$ 35 bilhões. O montante representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024, quando a receita somou US$ 6,005 bilhões.
O resultado chama atenção por superar setores tradicionais da economia brasileira. Ainda segundo o Banco Central, a receita gerada por visitantes internacionais ultrapassou áreas como telecomunicação, computação e informação, que, no mesmo intervalo, registraram US$ 5,778 bilhões. Para o trade turístico, o dado reforça o papel estratégico do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, geração de empregos e distribuição de renda.
Interesse crescente pelo Brasil no turismo de alto padrão
Presença constante nos principais eventos internacionais do segmento de turismo de luxo, a BLTA acompanha de perto a evolução da percepção do Brasil no exterior. A CEO da entidade, Camilla Barretto, esteve recentemente à frente de uma comitiva de associados na ILTM Cannes, no início de dezembro, e avalia que o interesse pelo país tem se intensificado de forma consistente.
“Há um interesse muito maior pelo Brasil e consistentemente crescente quando comparado aos anos anteriores. Tenho percebido nestes eventos internacionais e venho sendo impactada pelo quanto este desejo pelo nosso país se reflete muito além do turismo. É no universo da moda, da arquitetura, do lifestyle etc. Tem-se falado muito do país, da energia brasileira, da criatividade brasileira e do calor humano da nossa população. Agora, sim, parece que o mundo abriu os olhos e se deu conta de toda a nossa pluralidade cultural e da nossa riqueza de encantos naturais”, diz.
Segundo Camilla, além das paisagens únicas, da biodiversidade e da autenticidade, o Brasil se diferencia pela forma de receber. “São características genuínas do nosso país que nos posicionam como referência global, pois a nossa energia conecta, encanta e inspira. Tocamos o coração e conquistamos emocionalmente o turista internacional que tem o desejo de se sentir um pouquinho brasileiro para enfrentar os desafios da vida moderna. A brasilidade é a nossa grande potência. Ao unir conservação, impacto positivo e cultura viva, o turismo brasileiro se consolida como exemplo universal de que o verdadeiro luxo está em proteger o que temos de mais precioso e em garantir que continue existindo para as próximas gerações”, resume Camilla Barretto.

