A Latam Airlines Brasil anunciou a abertura das primeiras vagas para comandantes e copilotos que irão operar o Embraer E195-E2, novo modelo de aeronave que passará a integrar a frota da companhia a partir do último trimestre de 2026. O processo seletivo tem início imediato e marca mais um passo da empresa para fortalecer e otimizar sua malha aérea no país, acompanhando a expansão sustentável das operações.
As inscrições ficam abertas até o dia 4 de janeiro de 2026, por meio da página Trabalhe Conosco da companhia. Os profissionais aprovados serão admitidos a partir de fevereiro do próximo ano e passarão por treinamento específico antes da entrega das primeiras aeronaves E195-E2 à Latam Airlines Brasil. Como diferencial, a empresa oferece um bônus de atração pago em parcela única, no valor de R$ 160 mil para comandantes e R$ 80 mil para copilotos.
Segundo Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, a iniciativa reforça o posicionamento da companhia como referência no mercado de trabalho da aviação nacional. “A Latam é a principal escolha no Brasil para quem sonha alto e quer desenvolver na aviação uma carreira sólida, em constante evolução e pautada pelo respeito e transparência. Com o investimento no E2, estamos ampliando ainda mais as oportunidades para quem quer ingressar em uma empresa líder do mercado brasileiro e que vem crescendo de maneira sustentável”, afirma o executivo.
Maior empregadora da aviação brasileira
O novo processo seletivo consolida a Latam como a maior empregadora do setor aéreo no Brasil. Atualmente, a companhia conta com mais de 22 mil funcionários no país, incluindo cerca de 2,3 mil pilotos e 5,2 mil comissários de voo. Nos últimos três anos, foi a empresa que mais contratou tripulantes no mercado nacional, acompanhando o crescimento da oferta de voos e a ampliação da conectividade.
Desde 2023, o quadro de tripulantes da Latam no Brasil cresceu cerca de 20%, enquanto as movimentações internas aumentaram 46%, refletindo a estratégia de valorização e desenvolvimento de carreira. A companhia opera hoje em 59 aeroportos brasileiros e projeta alcançar pelo menos 63 em 2026, além de manter a maior conectividade internacional do país.
Requisitos para comandante do E195-E2
Para concorrer às vagas de comandante, é exigida experiência mínima de 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares, sendo ao menos 3.000 horas em aeronaves a jato e 500 horas como piloto em comando em aeronaves similares ou maiores que o E2. Também são necessários ICAO 4 ou superior válido, CMA em dia, passaporte brasileiro válido e carteira E-Jets E1 ou E2, ou experiência recente no modelo. IFR válido, visto americano e ensino superior completo são considerados diferenciais.
Requisitos para copiloto do E195-E2
Já para as vagas de copiloto, a Latam exige experiência mínima de 500 horas totais de voo, licença de piloto comercial de avião, habilitação IFRA, MLTE ou tipo, CCT de PLA, ICAO 4 ou superior, CMA de primeira classe e curso superior completo. Assim como para comandantes, a carteira E-Jets E1 ou E2 ou experiência recente é obrigatória, enquanto o visto americano aparece como diferencial.

