BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Boletim Braztoa 2022: perspectiva de venda para o 2T e mudança no cenário econômico

Nesta quinta-feira (25) foi divulgado o Boletim Braztoa de 2022, trazendo dados que mostram as mudanças no cenário econômico, variação de preços, feriados, perspectivas de vendas para o segundo semestre e destinos protagonistas na preferência dos brasileiros. A apresentação, que aconteceu online, contou com a presença de Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa; Ronnie Corrêa, diretor da Abreutur no Brasil; Tricia Neves, cofundadora e sócia da Mapie e Rayane Ruas, CEO da Sprint Dados.

Um dos avanços observados foram os embarques. 65,6% das operadoras ultrapassaram o número de pessoas embarcadas no mesmo período de 2021. Ao comparar com a média histórica, 37,5% das operadoras foram além dos 100% dos embarques feitos antes da pandemia, já 21,8% embarcaram entre 50% e 100%, mesmo índice dos que continuam trabalhando para alcançar 50% dos patamares de 2019.

Em relação aos embarques internacionais, 31,3% aconteceram no segundo trimestre, 30% ficaram para período entre julho e setembro, 19,4% para o quarto trimestre, e 18,7% se realizarão em 2023, o que mostra que as vendas para viagem quase imediata continuam com força, mas que a antecedência começa a recuperar seu espaço, principalmente pela busca de melhores preços, possibilidade de parcelamento e confiança na credibilidade e entrega das operadoras.

Já, em relação ao volume de vendas, 81,2% das operadoras ultrapassaram a marca dos 100% dos valores faturados no mesmo período de 2021, sendo que metade dessas empresas já chegou aos 200% de crescimento. Já 9,4 % chegaram à margem entre 50% e 100% de 2022 e outros 9,4% ainda trabalha para chegar aos 50%.

Além disso, o segundo trimestre representa um dos menores índices de remarcações, desde o início da pandemia, com as novas vendas representando 80,8% dos embarques nacionais e 73% do internacional.

Ranking dos destinos

Em parceria com a Sprint Dados, o índice de aproximação em viagens nacionais (56%) para viagens internacionais (44%) é histórica.

No ranking dos destinos nacionais, Maceió, Natal e São Paulo ocupam a primeira colocação, seguidos de Fortaleza, Salvador e Gramado em segundo lugar, e Lençóis Maranhenses, chegando á terceira colocação.

No internacional, tem Portugal em primeiro lugar, seguido de Orlando e Argentina dividindo a segunda colocação, e Cancun e Chile figurando em terceiro no ranking.

Feriados

O Réveillon foi o feriado mais comercializado no período, seguido da semana do saco cheio (12 a 15 de outubro), dos feriados de novembro, e Natal e 7 de setembro fechando o ranking.

As operadoras Braztoa estão confiantes na ampla recuperação do faturamento nos próximos meses. 86% dessas empresas têm boas ou ótimas perspectivas de movimentação e concretização de vendas no segundo semestre de 2022. As projeções são de 78,5% de crescimento em relação a 2021 e 45,3% em relação a 2019.


Leia também: Braztoa: internacional cresce, mas preços freiam alta no 1T22

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Turismo brasileiro movimenta R$ 107 bilhões...

Apesar da desaceleração da economia nacional, setor de viagens e eventos corporativos segue em alta, com crescimento de 7% no lazer e 8% no corporativo; perspectivas incluem inflação em queda, juros menores e câmbio mais favorável

FIT Pantanal confirma edição 2026 em...

FIT Pantanal aposta na internacionalização e em encontros de negócios para ampliar a conexão do destino com o Brasil e o mundo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS