BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

MTur reduz IRRF de agências para 6% a partir de 2023

O Ministério do Turismo (MTur) anunciou a redução do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) para 6% a partir de 1o de janeiro de 2023. A Medida Provisória (MP) será publicada amanhã (22) no Diário Oficial da União.

Pela MP do MTur, o imposto será reduzido dos atuais 25 a 33% para 6% em 2023 e terá reajuste gradativo de 1% até 2027. O pleito de redução havia sido negado em janeiro deste ano pelo Governo Federal.

A redução do IRRF era um dos principais principais pleitos do trade brasileiro desde que a MP do então presidente Michel Temer, perdeu a validade e o imposto praticado voltou a ser de 25% para as empresas do setor turístico em 2019.

Estima-se que com o imposto vigente há redução de cerca de 358,3 mil vagas no mercado de trabalho, assim como a perda de R$ 3,4 bilhões a título de salários.

“É uma medida que há muito estávamos trabalhando junto do Ministério da Economia  e que sinaliza o quanto o Governo Federal está comprometido com o desenvolvimento do mercado de viagens no Brasil”, disse Carlos Brito, Ministro do Turismo.

Na linha de frente dos pleitos pela redução do IRRF estavam a Abav Nacional, a Clia Brasil e a Braztoa, sempre representados pelos respectivos presidentes Magda Nassar, Marco Ferraz e Roberto Nedelciu, que celebraram a notícia.

“Trabalhamos nisso por três para termos essa correção histórica, sendo este um imposto que tirava a capacidade de muitas empresas do turismo de sobreviverem”, disse Magda Nassar.

“Buscávamos zerar completamente o imposto, mas equiparar a alíquota do IRRF com o IOF do cartão de crédito já foi uma grande conquista e, no futuro, abre discussão para uma nova redução com o ingresso do Brasil na OCDE que deve reduzir o IOF”, afirmou Marco Ferraz.

“Estarmos equiparando os preços torna nossa indústria mais competitiva frente a quem comercializa pelos cartões de créditos o que é fundamental, viabilizando novos negócios”, apontou Roberto Nedelciu.


Leia também: FBHA divulga nota repudiando IRRF de 25% ao setor de turismo

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Visto americano: EUA endurecem regras para...

A partir de 2 de setembro, mais categorias de solicitantes precisarão comparecer pessoalmente a entrevistas consulares; medida deve aumentar espera por agendamentos

MSC e Qatar Airways lançam pacote...

Roteiro para o Golfo Arábico inclui aéreo com Qatar Airways, hotel cinco estrelas, transfers e cruzeiro de sete noites a bordo do MSC Euribia

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS