Com terceiro mês de alta, Brasil concede quase 80 mil vistos a turistas estrangeiros

O Brasil registrou, em novembro de 2022, alta pelo terceiro mês consecutivo no número de vistos concedidos a turistas estrangeiros. Seja para visita, acolhida humanitária, estudo, trabalho, entre outros, foram emitidos 9.599 vistos, conforme dados do Ministério das Relações Exteriores divulgados pela Polícia Federal em seu relatório Obmigra. No total, de janeiro a novembro, foram emitidos 78.795 documentos de autorização para entrar no país.

O número computado em novembro de 2022 é 71% superior em relação ao mesmo mês de 2021 e 7,4% comparado a outubro de 2022. Os principais postos consulares a emitirem vistos neste mês estavam localizados em Angola (1.510), Estados Unidos (852), China (577) e Índia (564). Já o ranking de novembro por nacionalidade registrou: Angola (1.450), Índia (993), China (986) e Estados Unidos (414).

Os principais tipos de vistos emitidos foram para fins de turismo (5.829), seguidos pelos de trabalho (1.808) e reunião familiar (596).

O mês de agosto foi, até o momento, o recordista de emissão de vistos para viajantes estrangeiros ao Brasil em 2022: 9.856. Setembro registrou 8.889, enquanto em outubro foram concedidos 8.940 documentos de autorização para entrar no país.

Atualmente, o Brasil exige visto de 101 países e não exige de outros 101. Assim como os países do Mercosul, desde 2019 também foi extinta a exigência desse documento para turistas da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos, medida defendida historicamente pelo setor de viagens como forma de reforçar chegadas internacionais ao país.

Os Estados Unidos aparecem no ranking de emissão de vistos porque a dispensa ocorreu apenas em casos de visitas de 90 dias. Qualquer outro tipo de viagem (diplomática, serviço, intercâmbio, entre outros), exige-se o documento.

Número de vistos concedidos pelo Brasil de janeiro a novembro

  • Janeiro: 5.259
  • Fevereiro: 2.956
  • Março: 8.430
  • Abril: 7.373
  • Maio: 7.865
  • Junho: 8.752
  • Julho: 8.786
  • Agosto: 9.856
  • Setembro: 8.889
  • Outubro: 8.940
  • Novembro: 9.599
  • Total: 78.795

Leia também: EUA lideram ranking de passagens compradas para o verão no Brasil

Últimas notícias

Azul Viagens lança roteiro combinando Curaçao e Fort Lauderdale

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, lançou...

Valle Nevado lança promoções para temporada de inverno 2025

O Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui...

Royal Air Maroc traz agentes de viagem da Europa para conhecer São Paulo

A Royal Air Maroc, em parceria com a Embratur,...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Ministério do Turismo promove seminário sobre afroturismo e combate à discriminação racial

O Ministério do Turismo realiza, nesta sexta-feira (21), o...

Tópicos

Azul Viagens lança roteiro combinando Curaçao e Fort Lauderdale

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, lançou...

Valle Nevado lança promoções para temporada de inverno 2025

O Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Aeroporto de Aracaju inaugura primeira Sala VIP Ambaar Lounge

Ontem (18), o Aeroporto de Santa Maria, localizado em...

Riogaleão celebra conquista histórica do cinema brasileiro

Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim,...

Atlantica lança certificação ambiental para hotéis da rede

A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de...
spot_img

Relacionados