Foz do Iguaçu utiliza dados para alavancar turismo internacional

Foz do Iguaçu é uma das cidades brasileiras que mais recebem visitantes estrangeiros do país. Somente de janeiro a agosto de 2023, mais de 510 mil pessoas de 143 nacionalidades passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu. E para contribuir na fundamentação e embasamento de ações estratégicas e assertivas, o destino destaca a importância de uma rede de dados do setor.

Por isso, o destino já está utilizando o Painel de Dados do Turismo, ferramenta de inteligência de dados lançada recentemente pela Embratur e o Ministério do Turismo, em parceria com a Polícia Federal, Banco Central e Anac. No momento, a plataforma contém três categorias e reúne dados atualizados de entrada de turistas, movimentação financeira e malha aérea internacional.

“Quando se é planejado o futuro de um destino e de uma região, além de uma análise do cenário, busca-se dados que embasam e norteiam decisões estratégicas”. A afirmação é da diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello.

“Foz do Iguaçu é um destino que atrai turistas do mundo todo e atua no mercado com precisão, por isso entender a constante mudança no perfil do turista e na forma de compra, nos permite atuar com assertividade e atrair resultados a curto e médio prazos”, comenta Elaine.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o perfil do consumidor de turismo tem se transformado após a pandemia. Todas as mudanças no estilo de vida da sociedade em geral trouxeram novas formas de vivenciar atividades turísticas e de lazer, abrindo oportunidades para novos negócios no setor. Assim, cidades que entenderem rapidamente essas novas tendências, terão mais chances de ‘sair à frente’ das demais para alavancar o turismo local e regional.

Segundo Tenerello, a plataforma de dados é uma ferramenta de apoio a todos os profissionais e empresas que se relacionam com o turismo como setor econômico.

De acordo com a Embratur, a plataforma receberá atualizações em breve, tornando a ferramenta de inteligência de dados mais completa para ser utilizada pelo trade. Nos próximos meses, a plataforma será atualizada com detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea. O painel contará com dados, como: a antecedência na compra de passagem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, além das conexões utilizadas por estes turistas internacionais antes de chegar ao destino final.

Últimas notícias

Valle Nevado lança promoções para temporada de inverno 2025

O Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui...

Royal Air Maroc traz agentes de viagem da Europa para conhecer São Paulo

A Royal Air Maroc, em parceria com a Embratur,...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Ministério do Turismo promove seminário sobre afroturismo e combate à discriminação racial

O Ministério do Turismo realiza, nesta sexta-feira (21), o...

Aeroporto de Aracaju inaugura primeira Sala VIP Ambaar Lounge

Ontem (18), o Aeroporto de Santa Maria, localizado em...

Tópicos

Valle Nevado lança promoções para temporada de inverno 2025

O Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Aeroporto de Aracaju inaugura primeira Sala VIP Ambaar Lounge

Ontem (18), o Aeroporto de Santa Maria, localizado em...

Riogaleão celebra conquista histórica do cinema brasileiro

Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim,...

Atlantica lança certificação ambiental para hotéis da rede

A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de...

ICCA discute no Rio o crescimento do Brasil no mercado de eventos

Pela primeira vez, a International Congress and Convention Association...
spot_img

Relacionados