BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,45

Ministro do Turismo cumpre agenda no Congresso Nacional

Celso Sabino, ministro do Turismo, cumpriu, nesta terça-feira (03), uma extensa agenda no Congresso Nacional. Além de participar de audiências públicas sobre a melhoria da conectividade aérea e os preços das passagens e sobre o Dia Mundial do Turismo – que neste ano teve como tema o turismo sustentável -, o ministro prestigiou a criação e a instalação da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira.

Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a Frente Parlamentar se consolida como um espaço representativo para aproximar o segmento do governo federal, incentivando e fortalecendo a hotelaria no país, promovendo melhorias na prestação de serviços e incluindo a sociedade civil e o setor privado no trabalho de desenvolvimento da atividade turística.

Durante o evento de criação da Frente, Celso Sabino defendeu medidas para fortalecer a segurança jurídica do ramo. “Falar do turismo e do setor hoteleiro é fácil e encantador. Para fortalecer a atividade hoteleira nesse país, precisamos dar segurança jurídica para esse segmento, garantir uma reforma tributária que prestigie essa atividade econômica, que gera emprego de qualidade. Essa é uma frente oportuna e meritória”, afirmou o ministro.

Ainda na manhã desta terça-feira, Celso Sabino participou de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados sobre os preços das passagens aéreas e a redução de voos para as regiões Norte e Nordeste. Entre os fatores que impactam o custo das aéreas estão os valores dos combustíveis, tributos, ações judiciais e a baixa competitividade.

O ministro do Turismo destacou que a participação do Parlamento é essencial e que o governo tem atuado fortemente para aumentar a conectividade no setor, com a abertura de novas rotas internacionais para regiões como a América do Sul, a América do Norte e a África e, também, na atração de novas companhias ao país.

“Na última semana, lançamos, em parceria com as companhias aéreas, o Programa Conheça o Brasil: Voando, com a oferta de passagens anunciadas, inclusive, dentro dos aviões, a baixo custo. E estamos também dialogando com empresas estrangeiras para atrair novos investidores. Quando tivermos mais empresas, quem regulará o mercado será o próprio mercado”, disse o ministro.

Na tarde do mesmo dia, o ministro também participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) sobre o Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro e que neste ano teve como tema “Turismo e investimentos verdes”.

Na ocasião, Sabino listou iniciativas do MTur para fortalecer o setor. Entre elas, o “MTur Itinerante”, que leva a todo o país orientações sobre ações do órgão, e a organização do Salão Nacional do Turismo, que vai reunir atrativos das cinco regiões brasileiras em Brasília (DF) no mês de dezembro. O ministro do Turismo defendeu a união de esforços entre governo federal, Congresso Nacional e a iniciativa privada no sentido de ampliar o desenvolvimento do ramo.

“O que a gente está propondo aqui é a união de esforços e que todos nós possamos reconhecer – e vamos reconhecer – a força e o potencial que essa atividade econômica terá no nosso país em termos de geração de emprego, de redução das desigualdades sociais, de eliminação da pobreza e da fome no nosso país. O setor do turismo é a chave para isso”, apontou o ministro, enaltecendo o trabalho de todos os profissionais que atuam na área.

Celso Sabino reforçou ainda o trabalho do Ministério para fomentar o crescimento do ecoturismo sustentável no país. “O cidadão que mora ao lado de uma floresta, às margens de uma nascente, na hora que ele tiver possibilidade de proporcionar a sua família a mesma condição de desenvolvimento econômico, de crescimento social, do cidadão que mora na Avenida Paulista, em São Paulo, mantendo aquela floresta em pé, que interesse ele vai ter em derrubar a sua fonte de renda?”, argumentou o ministro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Ryanair amplia franquia gratuita de bagagem...

Companhia se antecipa à regulação europeia e ajusta dimensões de bagagem permitida a bordo sem custo adicional

Bagagem de mão sem surpresas: regras...

Em meio à temporada de férias, Kayak divulga guia prático com as normas das principais companhias aéreas brasileiras para evitar custos extras e imprevistos

Royal Air Maroc amplia operação com...

Nova frequência semanal começa em dezembro e reforça conectividade entre Brasil e África

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS