Eventos no 1º trimestre de 2024 podem gerar R$ 572 milhíµes para economia do Rio

O Rio de Janeiro se prepara para uma temporada de verão repleta de eventos que prometem movimentar a economia carioca. Entre janeiro e março de 2024, a cidade receberá 20 eventos diversos, contribuindo significativamente para o setor turístico e cultural. De acordo com o levantamento do Visit Rio Convention Bureau, esses eventos têm o potencial de injetar US$117 milhões (R$ 572 milhões) na economia local, considerando despesas com hospedagem, alimentação, transporte, compras pessoais, atrativos e passeios.

A temporada inicia com o aguardado Réveillon, que em 2024 expandirá as celebrações para novos pontos da cidade. Com uma programação diversificada em 12 palcos espalhados pelo Rio, o evento contará com apresentações de artistas renomados, como Ludmilla, Luísa Sonza, Belo e Jorge Aragão. A rede hoteleira estima uma ocupação média de 85% dos quartos entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro, conforme pesquisa realizada pelo Visit Rio junto aos associados.

Outros destaques da temporada incluem o Universo Spanta na Marina da Glória, o Tattoo Week, Claro Verão Rio, JOTA 25, Vivo na Praia e o 1º Wanna Be Tour, um festival inovador que apresentará artistas nacionais e internacionais que marcaram o rock nos anos 2000.

“Em 2024, teremos um Réveillon mais amplo, que enriquece ainda mais a experiência para residentes e turistas. Na sequência, prevemos uma temporada movimentada, que terá início já em janeiro, com uma agenda repleta de eventos. Esse cenário é importante pois mantém uma estabilidade de demanda, o que é ótimo para todos os equipamentos que compõem o turismo, como hotéis, atrativos, bares e restaurantes”, pontuou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

O papel crucial da diversidade na oferta cultural também se reflete nas preferências dos turistas. Pesquisas realizadas pela plataforma Airbnb e pelo Instituto Qualibest indicam que o Rio de Janeiro é o destino preferido dos viajantes em 2024, liderando a procura entre os turistas nacionais.

A temporada de verão também traz intensa movimentação turística no Píer Mauá, com uma média estimada de 57 mil visitantes entre os dias 17 e 31 de dezembro. Nesse período, estão programadas 13 atracações, distribuídas em nove navios, incluindo três de origem internacional, com destaque para um estreante no terminal. No dia da virada, quatro transatlânticos estarão na cidade, contribuindo para a efervescência turística no Rio de Janeiro.

Últimas notícias

Azul Viagens lança roteiro combinando Curaçao e Fort Lauderdale

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, lançou...

Valle Nevado lança promoções para temporada de inverno 2025

O Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui...

Royal Air Maroc traz agentes de viagem da Europa para conhecer São Paulo

A Royal Air Maroc, em parceria com a Embratur,...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Ministério do Turismo promove seminário sobre afroturismo e combate à discriminação racial

O Ministério do Turismo realiza, nesta sexta-feira (21), o...

Tópicos

Azul Viagens lança roteiro combinando Curaçao e Fort Lauderdale

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, lançou...

Valle Nevado lança promoções para temporada de inverno 2025

O Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Aeroporto de Aracaju inaugura primeira Sala VIP Ambaar Lounge

Ontem (18), o Aeroporto de Santa Maria, localizado em...

Riogaleão celebra conquista histórica do cinema brasileiro

Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim,...

Atlantica lança certificação ambiental para hotéis da rede

A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de...
spot_img

Relacionados