BRL - Moeda brasileira
EUR
6,34
USD
5,65

Distrito Turí­stico Serra Azul supera as expectativas e projeta novos investimentos

Com mais de dez milhões de visitantes por ano, o Distrito Turístico Serra Azul, famoso pelos parques de diversões Wet’n Wild e Hopi Hari, se prepara para expandir seus horizontes. Criado há dois anos pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, Serra Azul fechou o balanço de investimentos nos últimos dois anos: R$ 700 milhões foram empregados para um novo resort (Cyan Resort), um clube de golfe (ainda em construção) e em novas áreas de expansão do Outlet Premium.

Formado por quatro municípios: Itupeva (SP), Vinhedo (SP), Louveira (SP) e Jundiaí (SP); Serra Azul projetou os investimentos privados até 2026, cerca de R$ 2,8 bilhões com três novos hotéis, um autódromo, o Adventure Mall (um mix de parque temático e shopping center, com tema de esportes e aventura) e a ampliação da hípica local.

Outros dois projetos de Distrito Turístico, o Portal da Mata Atlântica e o Centro Histórico da capital, estão em fase final de criação e homologação, que deve ser concluída em breve. “O Serra Azul tem sido um exemplo inspirador e, seguindo esta mesma essência, há ainda a proposta do Distrito Turístico da Mantiqueira Paulista, e o de Santos, em análise pela Comissão de Distritos Turísticos na Secretaria”, afirma  Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

O distrito turístico é um modelo de organização territorial que incentiva o desenvolvimento da atividade econômica a partir do turismo. Tem um papel essencial na política de atração de recursos para SP, investimentos públicos e privados, benefícios econômicos, fiscais e de crédito.

“O conceito do DT Serra Azul é a concentração de inúmeros empreendimentos, atrativos, atividades e serviços turísticos, em uma área dedicada exclusivamente ao turismo, criando uma oferta organizada de produtos sinérgicos e complementares entre si como parques temáticos, meios de hospedagem, gastronomia, centros de compras, esportes, cultura e entretenimento, que formarão um novo e forte destino, que atrairá visitantes de todo o Brasil e da América do Sul”, afirma Alain Baldacci, presidente do Conselho Gestor.

A organização em distritos turísticos gera impactos significativos na visitação e pode movimentar cerca de R$ 10,3 bilhões no estado até 2030. Recentemente, a Secretaria lançou um manual de boas práticas para distritos turísticos e criou um fórum permanente para reunir e divulgar soluções para desafios de infraestrutura, incentivos econômicos e aprofundamento de políticas públicas.

Como se tornar um Distrito Turístico

É necessário apresentar estudos técnicos que identifiquem o potencial nacional e internacional de determinada área, com definição de objetivos, diretrizes, metas, resultados e parâmetros de interesse público específicos. Também é necessário justificar a vocação e a relevância regional, estudos de viabilidade e impacto econômico, social, jurídico e ambiental, além da realização de consulta pública, resolução pela Setur-SP declarando que a área preenche os requisitos para instituição de Distrito Turístico e adesão dos municípios envolvidos. Por fim, a elaboração de um plano de implementação e gerenciamento, de acordo com os critérios previstos em resolução pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

MSC Cruzeiros embarca agentes de viagens...

MSC Cruzeiros promove a 5ª Convenção Internacional de Vendas a bordo do MSC Seashore, reunindo 400 agentes

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

MSC dá início à 5ª Convenção...

Coquetel de abertura da 5ª Convenção Internacional de Vendas da MSC reúne 400 agentes a bordo do MSC Seashore

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS