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Ita Airways fecha 2023 com receita de €2,4 bi

A companhia aérea Ita Airways encerrou o ano de 2023 com prejuízo líquido de €5 milhões e receita de €2,4 bilhões, segundo o Conselho de Administração da companhia. As demonstrações financeiras preliminares apontam ainda um EBITDA de mais de 70 milhões de euros e caixa de 450 milhões de euros. O patrimônio liquido está avaliado em €750 milhões.

De acordo com o o balanço, a empresa atingiu o ponto de equilíbrio operacional um ano antes do previsto no Plano de Negócios, graças ao seu desempenho operacional e de vendas muito positivo, além do resultado líquido melhor do que o esperado.

Em 2023, a ITA Airways operou cerca de 124.000 voos regulares e transportou cerca de 15 milhões de passageiros (+47% vs 2022), aproveitando a recuperação do tráfego aéreo iniciada no segundo semestre do ano e aumentando sua participação de mercado, principalmente no setor doméstico.

No geral, a receita total da Ita Airways em 2023 é de € 2,4 bilhões, um aumento de +58% em relação a 2022, dos quais € 2,2 bilhões vieram do tráfego de passageiros – que cresceu +67% em relação a 2022. “Os resultados de 2023 são fruto do considerável comprometimento da equipe da Ita Airways, que contribuiu de forma decisiva para a complexa transição da fase inicial para o desenvolvimento e a consolidação das operações da empresa”, diz a empresa no comunicado.

Os primeiros meses de 2024 confirmaram essa tendência positiva, com as operações de voo apresentando 99,9% de regularidade e 88,9% de pontualidade. No mesmo período, a cia registrou um índice de satisfação do cliente de 80,5% em dois meses, destacando os altos níveis de satisfação dos passageiros com o serviço. Em 2024, 26 novas aeronaves devem se juntar à frota para atingir, com a saída simultânea de aeronaves de gerações mais antigas, um total de 96 aeronaves até o final deste ano, sendo 22 widebody e 74 narrow-body. Dessas, 67% são aeronaves de nova geração.

Além disso, na temporada de verão, a empresa atenderá 57 destinos, incluindo 16 domésticos, 26 internacionais e 15 intercontinentais, com voos diretos sendo lançados a partir do hub de Roma Fiumicino, no verão, para destinos na América do Norte, África e Oriente Médio. Também durante o alto verão, a empresa voará para 11 destinos sazonais selecionados entre os destinos turísticos mais populares do Mediterrâneo, incluindo Grécia, Espanha, Croácia e as ilhas italianas.

Em abril, um novo serviço sem escalas para Chicago será inaugurado, seguido por voos diretos para Toronto e Riad em maio. Os voos para Accra e Cidade do Kuwait seguirão em junho, Dakar em julho e Jeddah em agosto.

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