BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Gol apresenta novas iniciativas de IA durante o Rio Innovation Week

Durante o Rio Innovation Week, a Gol Linhas Aéreas apresentou suas mais recentes iniciativas em Inteligência Artificial (IA), enfatizando o impacto positivo que a inovação tecnológica pode ter no setor de aviação e logística. No evento, realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, executivos da companhia detalharam como a IA está sendo integrada no dia a dia da empresa, com o objetivo de otimizar processos internos, melhorar a tomada de decisões e aprimorar a experiência dos clientes.

O painel contou com a participação de Luiz Borrego, CIO da Gol; Rodrigo Garcia, diretor de Digital e Inovação; e Karen Vilefort, gerente de Desenvolvimento de Franquias, Produtos e Digital da Gollog. Os executivos explicaram que a integração da IA permite avanços significativos na gestão da informação dentro da empresa. A tecnologia é aplicada, por exemplo, no processamento de linguagem natural, facilitando o acesso dos colaboradores a documentos como regimentos e diretrizes internas.

Uma das inovações apresentadas foi o chatbot Gal, desenvolvido pela Gol para auxiliar os colaboradores através da plataforma Microsoft Teams. Treinado para acessar diversas bases de conhecimento da empresa, o Gal reduziu em aproximadamente 80% o volume de chamados telefônicos para as áreas de suporte interno. A ferramenta será disponibilizada diretamente aos clientes nos próximos meses, permitindo que os passageiros tirem dúvidas de forma autônoma, em um movimento que visa tornar o universo da aviação mais acessível ao público.

A segurança cibernética também foi abordada durante o painel, com destaque para a parceria da Gol com a Microsoft. Borrego ressaltou que a adoção da IA na empresa segue rigorosas práticas de segurança, garantindo a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e mitigando riscos associados ao tratamento de dados e possíveis vulnerabilidades.

No âmbito da logística, a Gollog, unidade de cargas da Gol, também está evoluindo suas operações com o uso da IA. Vilefort destacou que a empresa está trabalhando para aprimorar o chatbot Gil, parceiro do Gal, para que ele passe a utilizar inteligência artificial generativa. A expectativa é que o Gil, em sua primeira fase, seja capaz de responder dúvidas comuns dos clientes e, futuramente, fornecer suporte automatizado para cotações, rastreamento de cargas e informações sobre voos e entregas.

Além disso, a IA será aplicada na logística dos terminais de carga da Gollog, otimizando processos como roteirização inteligente e rastreamento em tempo real, com previsões de demanda baseadas em históricos de embarques e sazonalidade. “Como exemplo, para clientes que embarcam conosco semanalmente, a IA generativa poderia trazer a previsão de carga daquela semana, as melhores opções de voos, rotas e serviços mais recomendados, e com a análise preditiva poderia apontar flutuações na demanda por transporte de carga, permitindo melhor planejamento de recursos e capacidade”, pontua Vilefort.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Costa Cruzeiros lança campanha com 3º...

Promoção “Saudades do Verão” vale para saídas de 2025 a 2026 com embarques em Santos, Itajaí e Rio de Janeiro

Decolar promove ativação Disney no Parque...

Com entrada gratuita, ação da Disney ocorre de 19 de junho a 6 de julho e inclui loja temática e consultoria especializada da Decolar

Universal aposta no Brasil e planeja...

Após a abertura do Epic Universe, Universal celebra resultados acima do esperado, amplia ações no Brasil e anuncia novos parques e atrações

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS