BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,43

Costa Verde ganha nova rota turí­stica

Trilhas na Mata Atlântica, passeios de barco, festivais culturais e gastronomia típica fazem parte da nova rota turística da Costa Verde. O roteiro “Caminhos do Verde Mar” foi lançado nesta quarta-feira, dia 21, em Mangaratiba. Ele é resultado do projeto Desenvolvimento Territorial da Costa Verde – Turismo, pelo qual o Sebrae Rio qualificou empreendedores da região e buscou fortalecer a atuação pública no setor nos últimos dois anos.

“O Caminhos do Verde Mar é a primeira rota turística que integra Mangaratiba, Itaguaí, Angra dos Reis e Paraty, oferecendo um olhar único aos visitantes, como estratégia para aumentar seu tempo de permanência na região, que hoje conta com mais de 3,3 mil pequenos negócios no setor de turismo,” afirma Tuane Rodrigues, coordenadora do Sebrae Rio na Costa Verde.

Apenas neste ano, o Sebrae realizou 400 atendimentos a hotéis, pousadas, restaurantes, guias de turismo, agências de viagens, empresas de transporte e atrativos turísticos na Costa Verde. O núcleo duro do projeto conta hoje com 60 empresas, como a Fazenda Água Hidratada, em Angra dos Reis, onde um produto desenvolvido durante as capacitações já está fazendo sucesso.

“Transformamos o nosso café na pousada em uma experiência de café da manhã na cachoeira. Além disso, foi fundamental ter o suporte técnico em gestão do negócio e integração com guias, agentes, mídias sociais que nos conheceram e nos indicam,” contou o proprietário Fernando Blanc, que trabalha com a irmã Maria Célia.

Em dois anos de projeto, também foi realizado um inventário de atrativos, equipamentos, infraestrutura e serviços, além de desenvolvidos uma marca turística, um plano estratégico e uma pesquisa com o perfil de quem visita cada município. O estudo identificou, por exemplo, que a Costa Verde recebe muitos turistas do estado do Rio, que não contratam agência ou guia e se informam com amigos, parentes e redes sociais. Os entrevistados indicaram limpeza e vagas de estacionamento como pontos de melhoria, um dado que contribui para o planejamento das cidades.

“Esta rota integrada é um produto muito importante para a comercialização do turismo no estado, e o trabalho realizado no projeto aponta caminhos para a gestão pública atuar,” destaca Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS