BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,43

MS contrata Embratur para promoção na Europa

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) assinou, na última sexta-feira (27), durante a Abav Expo 2024, uma carta de aceite assumindo o compromisso de firmar parceria com a Embratur para promover os destinos do estado em cooperação com operadores de turismo da Europa. Conforme anunciado anteriormente, trata-se de um projeto piloto com base na Lei 14.901/2024, que autoriza órgãos públicos a contratarem a Agência de forma direta. A partir da contratação, a divulgação das cidades turísticas sul-mato-grossenses acontecerá na Europa entre 2024 e 2025.

A Embratur prestará os serviços de inteligência de mercado, planejamento, execução e coordenação das ações de promoção internacional, realizadas em cooperação com operadoras de turismo da Europa.Uma importante vantagem das ações de promoção cooperadas é a possibilidade de medição de resultados, incluindo análise de desempenho de vendas, alcance, impacto na percepção do destino e outros indicadores, ajudando a ajustar estratégias para garantir o melhor retorno do investimento.

A solenidade de assinatura da carta de aceite pela Fundtur-MS aconteceu durante a Abav Expo, em Brasília (DF), com a presença de Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur. Marcelo Freixo, presidente da Agência, comemorou a oficialização do projeto piloto. “Esse vai ser o primeiro contrato que realizamos diretamente com um estado, para promover uma campanha cooperada. Tem tudo para dar certo e ampliar a chegada de estrangeiros nos destinos turísticos do estado, que agora estarão na vitrine das principais operadoras de turismo da Europa.”

Bruno Wendling, presidente da Fundtur-MS, também demonstrou empolgação com o acordo. “Estamos bem felizes de fazer essa parceria com a Embratur. A gente só está consolidando, formalizando uma parceria que já acontece há quase dois anos. Desde que o Freixo assumiu, estamos presentes nos principais mercados, junto com a Embratur, fortalecendo a promoção do Mato Grosso do Sul no mercado de ecoturismo. Esperamos que essa parceria seja de longo prazo, ajudando a fortalecer ainda mais a imagem do MS, junto com a do Brasil.”

Marcelo Freixo destacou a importância de a Embratur começar a oferecer novos serviços para os destinos brasileiros via contratação direta: “Esse é um projeto piloto do que será uma política permanente de parceria com os governos de estado e municípios. A Embratur começa a colocar sua expertise de promoção a serviço dos destinos.”

Memória

Em 25 de junho, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, sancionou a Lei 14.901/2024. O texto autoriza órgãos e entidades da administração pública a contratarem a Embratur para promover e apoiar a comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no exterior. A legislação também permite que a Agência firme contratos com entidades privadas com os mesmos objetivos.

A lei abriu caminho para que a União, estados e prefeituras contratem a Embratur para realizar atividades conectadas à promoção internacional do turismo, como a participação em feiras, press trips com jornalistas e influenciadores digitais estrangeiros, campanhas publicitárias, entre outros. Outro ponto importante da Lei é que a Embratur tem, novamente, autorização para receber verbas do Orçamento da União.

Inovação

Outra ação da Embratur na ABAV Expo, na sexta-feira (27), foi a palestra do gerente de Inovações da Agência, Edivaldo Reis, no Abav Talks. Ele apresentou o EmbraturLab, projeto de inovação da Embratur. Dividiram o palco com ele Eduardo Lorea, cofundador do Turistech Hub; Carlos Alberto Soares, vice-diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Yuri Benites, diretor de turismo do Itau Parquetec.

“Começamos [com o EmbraturLab] há um ano e meio e já criamos várias acelerações e desafios para startups, com mais de 400 inscrições, 31 startups aceleradas e 30 mentorias. A gente acredita que uma atuação integrada e de forma colaborativa é o caminho para acelerar a agenda de inovação no nosso setor,” afirmou Edivaldo.

Também foram elencadas diversas das ações do Ecossistema de Inovação e Turismo, grupo que reúne a Agência, o Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, e o Laboratório de Política, Governança e Turismo (Lab PGTUR), da Federal Fluminense.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS