BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Gramado: HSMAI Strategy Conference discute insights sobre neuropersuasão e IA

No dia 7 de outubro, a HSMAI Brasil realizou a segunda edição da HSMAI Strategy Conference em Gramado, no Hotel Master Gramado, atraindo 90 profissionais da indústria de hotelaria e turismo. A associação internacional, focada no desenvolvimento de executivos e profissionais do setor, promoveu o evento com o objetivo de discutir estratégias inovadoras e apresentar seu novo board regional para o Sul do país. Com o apoio do Sindtur (Sindicato das Empresas de Turismo) Serra Gaúcha e do Segh (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria), a conferência contou com painéis e palestras que destacaram o poder da venda direta, a combinação entre Revenue Management (RM) e Inteligência Artificial (IA), além de insights sobre neuropersuasão nas vendas.

O primeiro destaque do evento foi a palestra “Neuropersuasão: a Ciência da Conquista e da Fidelização de Clientes”, ministrada por Maurício Refatti, professor de Neuropersuasão e Marketing. Refatti abordou como o cérebro humano influencia as decisões de compra, destacando cinco capacidades distintas que são utilizadas durante o processo de escolha dos consumidores. Ele explicou que o comportamento de compra é muito mais complexo e subjetivo do que geralmente se acredita.

“O conforto cognitivo é um dos principais fatores. Preferimos o que nos é familiar porque gera menos receio e mais conforto. Por exemplo, quando temos menos opções de produtos ou marcas, a nossa tendência é comprar mais, porque evitamos o estresse causado por ter de escolher entre muitas alternativas”, detalhou.

Além disso, Refatti falou sobre a importância das primeiras impressões: “Sabemos que 82% das primeiras impressões que formamos de alguém estão relacionadas à amabilidade – se podemos confiar – e à competência – se podemos contar com a pessoa”. Pequenos gestos, como um leve toque no braço, podem, segundo ele, aumentar em 100% a percepção de competência.

A palestra de Augusto Rocha, VP de Vendas & Marketing da Pmweb, também ganhou destaque. Com o tema “O Poder da Venda Direta na Maximização dos Lucros”, ele enfatizou a importância das vendas diretas para garantir maior controle sobre o relacionamento com o cliente e a rentabilidade do negócio. Rocha incentivou os presentes a adotarem uma postura mais ousada em suas estratégias de vendas e comunicação, sugerindo o alinhamento de todas as ações comerciais para fortalecer os próprios canais de venda dos hotéis.

“É fundamental que as empresas tenham a coragem de posicionar a sua comunicação de forma clara e direcionada, alinhando toda a sua estratégia comercial para impulsionar as vendas nos seus próprios canais. A venda direta não é apenas uma alternativa, mas uma necessidade para garantir maior controle sobre o relacionamento com o cliente e a rentabilidade do negócio”, destacou. Ele também mencionou como marcas de luxo, como Armani, Gucci e Louis Vuitton, estão se aproximando da hospitalidade por meio da criação de seus próprios hotéis, e pediu para que o setor hoteleiro valorize mais sua indústria. Rocha ainda destacou a reabertura do aeroporto de Porto Alegre em 21 de outubro, um marco que deverá ajudar a impulsionar o turismo na Serra Gaúcha, especialmente com a chegada das festas de final de ano e o famoso evento Natal Luz, em Gramado.

Outro tema relevante abordado na conferência foi o impacto da Inteligência Artificial (IA) na hotelaria. Francisco Braulio Oliveira, cientista de dados especialista no Centro de Inovação e Conhecimento Cesar, discutiu os “Benefícios da combinação de Revenue Management e Inteligência Artificial”. Durante sua palestra, ele explicou que a integração de IA com RM pode ajudar os hotéis a otimizar suas tarifas e aumentar a receita ao melhorar as previsões de demanda e ajustar preços de maneira dinâmica. “A previsão de demanda e a otimização de tarifas são essenciais para aumentar a receita. Sistemas avançados de gestão de receitas, que utilizam big data e machine learning, conseguem reduzir erros de previsão em até 20%, o que pode resultar em um aumento de 1% na receita total”, explicou Francisco. Ele também destacou a importância de sistemas integrados que permitam análises e ajustes dinâmicos, ressaltando como a IA pode ajudar a preencher lacunas comuns no setor hoteleiro, como a inconsistência de dados e a falta de histórico de tarifas e informações detalhadas sobre o perfil dos hóspedes. “Com a automatização e o uso de IA, é possível transitar de um modelo baseado em regras para um modelo baseado em ciência, tornando a gestão mais ágil e estratégica”, afirmou.

A apresentação do novo board da HSMAI para a região Sul também foi um momento de grande relevância no evento. O grupo agora é composto por Cristiane Mors (diretora de Vendas e Marketing na Laghetto Hotéis), Juan Fabiano Cailon (gestor Comercial no Hotel Bertoluci), Juan Andrade (gerente de Revenue Management e Distribuição no Wyndham Gramado Termas Resort & Spa) e Maitê Michelon (diretora Rede de Hotéis Dall’onder). Eles serão responsáveis por liderar as ações da HSMAI na região, com o objetivo de fortalecer o trade de turismo e hotelaria no Sul. Cristiane Mors, que integra o novo board, comentou sobre o sucesso da conferência: “Com certeza, ficou o gostinho de quero mais e o trade de Gramado e Região agradece a associação pela realização deste importante encontro”. Fabiano Cailon também demonstrou entusiasmo com o evento: “A HSMAI desembarcou no Sul do Brasil pra ficar, é bonito demais ver os eventos lotados, cheios de profissionais renomados e público qualificado”.

Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam, destacou a importância de consolidar a atuação da HSMAI no Sul e os planos futuros da associação para a região.

“É com grande entusiasmo que consolidamos o chapter HSMAI no Sul do Brasil, contando com novos profissionais que vão reforçar a nossa atuação na região. Para 2025, temos planos ambiciosos que incluem a diversificação de eventos e debates em várias cidades do Sul, levando discussões relevantes para o setor hoteleiro e incentivando o mercado a ‘pensar estrategicamente’. Acreditamos que, com estas iniciativas, vamos continuar impulsionando o desenvolvimento e fortalecendo o ecossistema da hotelaria regional, promovendo um impacto ainda mais positivo para todos os profissionais do setor”, celebrou Otto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS