BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,65

Semana de Cucina Italiana tem iní­cio nesta segunda-feira (21)

Nesta segunda-feira (21), o restaurante Basilicata, em São Paulo (SP), foi o cenário do jantar de abertura da Settimana della Cucina Regionale Italiana, um evento que celebra a rica gastronomia italiana e antecipa a IX Semana da Cucina Italiana no Mundo. Promovido pela Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit) no Brasil, o jantar deu a oportunidade aos convidados, membros do trade turístico e autoridades italianas, degustar um menu ítalo-brasileiro, sob a direção do chef Rafael Lorenti.

Domenico Fornara, cônsul-geral da Itália no Brasil, deu início às festividades, enfatizando a importância da culinária italiana como um meio de explorar a cultura do país. “É um grande prazer abrir a Cucina Regionale Italiana, organizada pela Enit. Comer da culinária italiana é como viajar pela Itália, explorar os sabores e gostos italianos”, declarou. Ele também destacou o programa “Turismo das Raízes”, que busca reconectar os descendentes de italianos, especialmente no Brasil, com as localidades de origem de seus antepassados. “A Semana da Cucina Regionale Italiana é para celebrar a cozinha italiana de cada região. Agora convidamos 20 chefs, um de cada região, para oferecer os pratos e vinhos típicos em cada restaurante. Celebramos 150 anos da imigração italiana no Brasil”, completou.

O evento contou ainda com a presença de Graziano Messana, presidente da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo (Italcam), que trouxe um toque de humor à noite. “Marquem o dia 28, quando termina a Semana, para começar a dieta, pois será complicado manter nesta semana com mais de 20 opções de restaurantes participantes”, brincou. Ele reforçou a proposta de conhecer a vasta oferta da gastronomia italiana, mencionando a seleção de estabelecimentos que participam da Semana. “A ideia é fazer uma seleção de estabelecimentos e regiões para visitar e conhecer o máximo possível da gastronomia italiana”, sugeriu o presidente..

Temas relevantes como a Dieta Mediterrânea e a candidatura da Cucina Italiana como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco foram discutidos, promovendo a integração cultural entre as tradições italianas e aquelas desenvolvidas pelos descendentes italianos no Brasil.

Culinária ítalo-brasileira

Gerardo Landulfo, delegado da Accademia della Cucina Italiana, também estava presente para realizar uma apresentação sobre a história da gastronomia ítalo-brasileira. Na ocasião, Landulfo destacou a importância dos imigrantes italianos na formação da identidade gastronômica de São Paulo e outros estados do Brasil, em especial das regiões Sul e Sudeste.

“Por conta da falta dos ingredientes das receitas originais, era necessário adaptar os pratos às condições locais”, conta Landulfo, referindo-se à escassez de ingredientes como o tomate, que os italianos começaram a cultivar no Brasil. “Foi somente partir dos anos 2000 que começamos a falar de uma cozinha ítalo-brasileira, pois os produtos importados começaram a chegar e elevar a qualidade da gastronomia”, acrecenta.

Landulfo ressaltou que a globalização e a troca cultural são essenciais para a evolução da culinária. “Hoje, a comunicação facilitou a identificação das cozinhas regionais e a interação entre chefs locais e italianos”, comentou, acrescentando que a cidade se destaca por uma variedade de restaurantes italianos, que agora incorporam novos ingredientes e técnicas.

Outro ponto importante mencionado por Landulfo foi a valorização de pratos típicos e suas trasnformações no Brasil após o período de imigração em massa. “A cozinha italiana que conhecemos hoje em São Paulo é uma fusão que representa a nossa identidade. Temos pratos que não existem na Itália, mas que foram criados aqui, inspirados nas receitas originais”, enfatizou. Ele também compartilhou algumas curiosidades sobre ingredientes e pratos considerados típicos italianos apenas no Brasil, como parmegiana, pizza de frango com catupiry (requeijão cremoso) e pizza portuguesa, entre outros exemplos.

Por fim, Landulfo concluiu afirmando que “São Paulo é a vigésima primeira região da Itália”, reforçando o reconhecimento da cidade como um polo gastronômico de excelência, que mescla a tradição e inovação ítalo-brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS