BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Governo apresenta novas regras para transporte de animais em aviíµes

O Governo Federal oficializou novas diretrizes para o transporte aéreo de animais de estimação no Brasil, exigindo que companhias aéreas adotem práticas de segurança, transparência e rastreabilidade para o bem-estar dos pets. O Plano de Melhoria do Transporte Aéreo de Animais, batizado de Pata, foi lançado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em uma cerimônia com líderes do setor de aviação e representantes de ONGs de proteção animal.

“As boas práticas definidas na portaria precisam ser adotadas em até 30 dias, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciará a fiscalização das empresas”, destacou o ministro.

A implementação do Pata é resposta direta à pressão pública e às críticas envolvendo o transporte aéreo de animais, que ganharam força após a morte de um cachorro em voo da Gol, em abril deste ano. O plano promete melhorias significativas, incluindo a possibilidade de monitorar a localização dos animais em tempo real e a disponibilidade de serviços veterinários em caso de emergências, duas demandas antigas dos tutores e ativistas.

Entre os pilares do Pata, a palavra-chave é “segurança no transporte aéreo de animais”. O programa exige que as empresas assinem um código de conduta para aderir ao padrão internacional LAR (Live Animal Regulations) da Iata, organização que regula o transporte seguro de animais ao redor do mundo. Outro destaque do plano é a exigência de que companhias aéreas mantenham relatórios públicos e trimestrais sobre a quantidade de animais transportados, qualquer incidente ocorrido e as medidas corretivas adotadas.

“Isso vai dialogar com, cada vez mais, a gente ter responsabilização da companhia aérea. E quando digo isso é no sentido das companhias aéreas poderem qualificar, cada vez mais, seus profissionais,” comentou Costa Filho.

O treinamento adequado das equipes de solo e bordo que lidam diretamente com o transporte dos pets em compartimentos inferiores das aeronaves também foi incorporado ao Pata. Com isso, a expectativa é que o manejo dos animais atenda às melhores práticas internacionais, de acordo com a regulamentação proposta. O programa também destaca que animais de apoio emocional serão tratados como pets convencionais, e não como cães de serviço, seguindo a legislação brasileira.

Além disso, as orientações quanto ao uso de caixas de transporte padronizadas e outros cuidados cabem aos tutores, que devem garantir a segurança e conforto dos pets para a viagem. Para apoiar os tutores no preparo de seus animais para o transporte aéreo, o governo desenvolverá um Guia de Boas Práticas, com instruções sobre o tipo de caixa de transporte adequado, os procedimentos de embarque e outros detalhes sobre a jornada do animal.

O Pata exige que as empresas mantenham canais de comunicação acessíveis para auxiliar os clientes e também pede que tutores estejam cientes dos procedimentos para evitar problemas de saúde dos pets durante o transporte, como desidratação e estresse.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Turismo brasileiro movimenta R$ 107 bilhões...

Apesar da desaceleração da economia nacional, setor de viagens e eventos corporativos segue em alta, com crescimento de 7% no lazer e 8% no corporativo; perspectivas incluem inflação em queda, juros menores e câmbio mais favorável

FIT Pantanal confirma edição 2026 em...

FIT Pantanal aposta na internacionalização e em encontros de negócios para ampliar a conexão do destino com o Brasil e o mundo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS