BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,47

Setor aéreo lança guia para transporte seguro de animais de estimação

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e a Junta de Representantes de Empresas Aéreas no Brasil (Jurcaib) divulgam o “Guia de Orientações para Transporte Aéreo de Cães e Gatos”. O documento sobre transporte de animais em voos foi desenvolvido a partir do Código de Conduta estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), fundamentado no Live Animals Regulations da Iata.

O guia integra o Plano de Transporte Aéreo de Animais (Pata) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e possui critérios de segurança que devem ser aplicados em todas as etapas do transporte aéreo de animais. A iniciativa conjunta das principais associações de aviação ressalta a importância de ter todas as informações à mão para garantir uma experiência de viagem mais segura e agradável para tutores e pets.

“O transporte seguro de animais de estimação requer padrões claros e consistentes, e é por isso que o Live Animals Regulations da Iata serve de base para a prestação desses serviços no mundo todo. Nosso compromisso é garantir que todas as etapas do transporte aéreo priorizem a segurança, o bem-estar animal e a tranquilidade dos tutores, reforçando o papel da Iata como referência global em regulamentações e boas práticas para a aviação,” afirma Peter Cerdá, vice-presidente regional para as Américas da Iata.

“O lançamento dessa cartilha simboliza a sinergia entre as entidades do setor, governo federal e consumidores, que agora terão um documento de fácil acesso com orientações para o transporte de pets. A segurança operacional é um princípio fundamental do modal aéreo, e o guia reforça este compromisso, considerando todos os aspectos do bem-estar animal. A Abear tem contribuído com diversos debates sobre o transporte de pets e seguirá atenta a este tema”, afirma Jurema Monteiro, presidente da Abear.

Entre as informações apresentadas no guia, estão orientações sobre a escolha adequada de contêiner, as políticas das companhias aéreas e o processo de preparação dos animais domésticos para o voo. A cartilha também aborda cuidados essenciais durante a viagem, como alimentação, hidratação e manejo do estresse, além de fornecer informações detalhadas sobre regulamentações e documentação necessária.

“Garantir o transporte aéreo seguro e eficiente de animais de estimação reflete o compromisso do setor com a segurança e a qualidade do serviço para todos os passageiros,” destaca José Ricardo Botelho, CEO da Alta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS