BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Hotéis da BLTA se destacam em premiaçíµes internacionais de 2024

Para a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), o ano de 2024 foi pontuado por grandes êxitos no segmento de turismo de luxo no Brasil. É o que atesta a expressiva quantidade de prêmios nacionais e internacionais compilados em uma pesquisa da associação, comprometida, desde a sua criação em 2008, com a promoção – dentro e fora do país – da hospitalidade de excelência brasileira. Vale dizer que a entidade ampliou portfólio e iniciou roadshow nacional em 2025.

A partir de informações coletadas pela BLTA junto a seus associados até o final de janeiro deste ano, a entidade compilou as mais relevantes premiações, certificações e selos conquistados por seus associados – 61 hotéis e 8 operadoras. Como destaque, a pesquisa aponta os reconhecimentos conferidos a empreendimentos brasileiros pelo prestigiado Condé Nast Johansens Awards for Excellence, votação anual do guia independente que, há mais de 40 anos, é referência para viajantes e reconhece os melhores hotéis, spas e resorts do mundo.

Sete associados da BLTA foram destacados em diversas categorias do guia:

  • Casa dos Arandis, na Península do Maraú (BA) – Prêmio dos Leitores
  • Pousada Estrela D’Água, em Trancoso (BA) – Melhor Hotel à Beira-Mar
  • Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) – Melhor Para Reuniões e Eventos
  • Fazenda Santa Vitória, em Queluz (SP) – Melhor Café da Manhã
  • Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG) – Melhor Para Práticas Verdes e Sustentabilidade
  • Hotel Santa Teresa Rio MGallery, no Rio de Janeiro (RJ) – Melhor Hotel Urbano
  • Toca da Coruja, na Praia da Pipa (RN) – Melhor Experiência Gastronômica

Instalada no pantanal sul-mato-grossense há mais de 35 anos, desde que o conservacionista e empreendedor Roberto Klabin (presidente do Conselho da BLTA) transformou parte da fazenda de sua família em um alojamento de luxo, a Caiman foi agraciada, em dezembro de 2024, com uma honraria exclusiva: foi o único hotel brasileiro reconhecido entre os Melhores Hotéis e Resorts no México, América Central e América do Sul, integrando a prestigiada The Gold List 2025, votação que reúne editores globais da revista Condé Nast Traveller.

Para Camilla Barretto, CEO da BLTA, o volume de premiações reflete não só a excelência e a afetuosa dedicação que simbolizam a hospitalidade brasileira, como, também, a singularidade e a exuberância de diferenciados destinos turísticos do país. “As premiações e os reconhecimentos que nossos associados vêm recebendo por meio de relevantes publicações, como o guia Condé Nast Johansens, que orienta escolhas de um público muito exigente, informado e qualificado, atestam que o Brasil e nossos parceiros têm produtos e serviços que estão em pé de igualdade com os melhores do mundo”, afirma.

“Temos uma imensa costa marítima, montanhas, uma rica biodiversidade, a natureza impactante de nossos biomas – sem falar da riqueza de nossas manifestações culturais. Por isso, é preciso ter mesmo orgulho do nosso Brasil para que essa potência ganhe cada vez mais visibilidade no mundo”, defende Camilla.

Certificações

A lista de reconhecimentos mais simbólicos compilados pela BLTA também revela importantes certificações, como o Virtuoso Preferred Partner, selo da rede global Virtuoso que destaca a excelência das melhores operadoras de viagens de luxo e conferiu o título à operadora Very Latin. Em meio às celebrações de seus 25 anos, a operadora Auroraeco foi consagrada com o selo 1st Grand Serandipians DMC Champion Gold 2025, concedido pela prestigiosa rede Serandipians & Takumians by Traveller Made, que também foi atribuído à operadora Passion Collection. Uma premiação que enfatiza as duas empresas como líderes entre as melhores DMCs (Destination Management Companies) do setor de viagens de luxo, reafirmando o compromisso de ambas em proporcionar experiências excepcionais e promover o Brasil como um destino de excelência. Entre os hotéis associados que integram o portfólio da BLTA, o Txai Resort & SPA Itacaré recebeu o selo 1st Grand Serandipians Hotel Champion 2025.

Outros associados também se destacaram em outros rankings: World Travel Awards, Trip Advisor Traveler´s Choice Awards, Forbes Travel Guide, The Gold List 2025 e 50 Melhores Hotéis do Brasil, da revista Exame, que posicionou o Pedras do Patacho Hotel Boutique, em Porto de Pedras (AL), em 25º lugar. Campeão de honrarias, o Belmond Copacabana Palace também se destacou no Guia Michelin. Ainda no mesmo ano, o ranking Readers’ Choice Awards 2024, da Condé Nast Traveller, premiou, na categoria TOP 20 Hotéis da América do Sul, os seguintes associados: grupo Fasano, em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ), em Angra dos Reis (RJ) e em Porto Feliz (SP); Emiliano, em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ); Belmond Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR); Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ); e o Botanique Hotel Experience, em Campos do Jordão (SP).

Em outra categoria, TOP 15 Resorts na América do Sul e Antártica, também do Readers’ Choice Awards 2024 da Condé Nast Traveller, foram premiados o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Governador Celso Ramos (SC), o Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso (BA), o Txai Resort & SPA Itacaré, em Itacaré (BA) e o Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort, em Barra de São Miguel (AL), este último também em destaque em reportagem do Business Insider por receber o 2024 Global Recognition Award for Pioneering Sustainable Luxury Hospitality, reconhecendo seu compromisso em oferecer hospitalidade de luxo alinhada a práticas sustentáveis.

Em outro ranking da Condé Nast Traveler, o Best Places to Go in Central and South America 2025, os hotéis Barracuda (Barracuda Hotel & Villas e Barracuda Boutique) e Txai Resorts, todos em Itacaré (BA), ganharam destaque. As propriedades representam a excelência da hospitalidade brasileira ao proporcionar experiências que mesclam luxo, conexão com a natureza e imersão na cultura local.

Diante dessas diferentes premiações, Camilla Barretto afirma que este ano promete muito mais. “A Embratur acaba de lançar uma campanha voltada ao público internacional com o slogan ‘There is no place like Brazil’ (Não há lugar como o Brasil). A afirmação é muito verdadeira, e diversas peças publicitárias já começam a ser veiculadas na Europa. Ações pontuais como essa devem atrair cada vez mais atenção para o nosso país. Por isso, aposto que os reconhecimentos conferidos aos nossos associados ao longo de 2024 são só o começo. Em 2025, a expectativa é de que a gente feche o ano com muito mais prêmios e conquistas”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Sítio do Picapau Amarelo abre 55...

Operado pelo Grupo Forma, Sítio do Picapau Amarelo é o único oficial e licenciado pelas Organizações Globo e família Monteiro Lobato

Justiça nega recuperação judicial à Voepass,...

Companhias aéreas do grupo Voepass foram excluídas da decisão por estarem com as operações suspensas por determinação da Anac

Serra Gaúcha se prepara para o...

A chegada de uma intensa massa de ar polar...

Gol altera política de assentos e...

Medida afeta tarifas Light e Promo; clientes passam a ter assento atribuído automaticamente a partir de 60 horas antes do voo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS