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Expedia Group encerra 2024 com alta nas reservas e foco em IA

As três principais marcas do Expedia Group — Expedia, Hotels.com e Vrbo — registraram crescimento nas reservas no quarto trimestre de 2024, atingindo uma das metas estabelecidas por Ariane Gorin, CEO do grupo, desde que assumiu a liderança da empresa em maio do ano passado. O número total de diárias reservadas subiu 12% no trimestre, totalizando 86,4 milhões. As reservas brutas cresceram 13%, chegando a US$ 24,42 bilhões, enquanto a receita aumentou 10%, atingindo US$ 3,18 bilhões. O lucro operacional aumentou 109%, alcançando US$ 216 milhões. O lucro líquido foi de US$ 299 milhões. No segmento B2B, que inclui a solução de reservas para agentes de viagens do Expedia, as reservas cresceram 21% no ano, representando 27% do total de reservas do Expedia Group.

“Quando assumi como CEO no ano passado, estabelecemos a ambição de trazer Vrbo e Hotels.com de volta ao crescimento — ao mesmo tempo em que ampliamos nossas forças na marca Expedia, B2B e publicidade — e mantemos disciplina nos custos”, afirmou Ariane, durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre na quinta-feira (6). “Embora ainda haja trabalho a fazer, estou orgulhosa de como nossas equipes responderam a esse chamado à ação e construíram um bom momento ao longo do ano”, acrescenta.

Quando a executiva assumiu o cargo, Hotels.com e Vrbo estavam com desempenho abaixo do esperado, em grande parte devido à migração das marcas do Expedia Group para uma única plataforma tecnológica, que havia sido recentemente concluída. Além disso, a mudança das três principais marcas para um único programa de fidelidade, o One Key, também teve um impacto negativo.

As reservas dos consumidores cresceram ao longo do ano, disse Ariane, passando de uma queda de 3% no primeiro trimestre para um crescimento de 9% no quarto trimestre.

No quarto trimestre, o número de diárias reservadas na marca Expedia cresceu na casa dos dois dígitos, e o setor aéreo “melhorou significativamente” devido ao aumento nos preços das passagens, melhorias nos produtos de pacotes e novas capacidades de comercialização. No Hotels.com, o crescimento das reservas veio principalmente dos mercados internacionais. Já no Vrbo, o crescimento acelerado foi atribuído ao aumento no tráfego e na conversão.

Prioridades para 2025

Ariane destacou as seguintes prioridades para a Expedia para o ano de 2025:

  1. Oferecer mais valor para os viajantes.
  2. Investir onde houver maior oportunidade de crescimento em cada área do negócio.
  3. Continuar a impulsionar a eficiência operacional e expandir as margens.

A executiva afirma que a empresa pretende oferecer mais valor para os viajantes com tarifas exclusivas para membros além dos hotéis e ofertas mais direcionadas. O Expedia também planeja expandir as opções de autoatendimento para os clientes.

A executiva identificou áreas-chave para investimento em cada setor do Expedia. No segmento de consumidores, a empresa focará nas três principais marcas e em seus diferenciais. Como exemplo, Ariane citou a marca Expedia como uma “plataforma completa para os consumidores”, destacando pacotes como um diferencial. Além disso, há planos para ampliar a oferta de aluguéis de temporada dentro do Expedia.

A empresa também fará investimentos para expandir sua presença internacional. Embora Ariane tenha dito que houve avanços em 2024, ainda há espaço para crescimento.

No programa de fidelidade e nas ações de marketing, a companhia pretende adotar uma abordagem mais direcionada nos gastos.

No setor B2B, os investimentos serão direcionados à obtenção de ofertas exclusivas, ao teste de novos produtos, à assinatura de novos contratos e ao fortalecimento das parcerias existentes.

Para a terceira prioridade — eficiência operacional e expansão das margens —, Ariane destacou que a empresa já adotou disciplina na gestão de custos no último ano, mas ainda há espaço para mais otimização.

Investimentos contínuos em IA

A inteligência artificial (IA) terá um papel central no Expedia em 2025. Novos recursos voltados à personalização da experiência dos viajantes estão a caminho. Segundo Ariane, a IA também pode ajudar a direcionar mais tráfego para as marcas do Expedia. Internamente, a empresa continuará utilizando IA para aumentar a produtividade das equipes e acelerar processos de trabalho. No segmento B2B, a CEO afirmou que o surgimento de startups de IA será inevitável, criando oportunidades de parceria para o Expedia Group. “IA é um acelerador para todas essas três prioridades, e ainda estamos apenas no começo”, conclui.

 

 

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