Turismo internacional no Rio cresce 26,8% com latinos como destaque

O turismo internacional no Rio de Janeiro cresceu 26,8% em 2024, superando a média nacional (12,6%) e a global (11%), segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). O desempenho positivo é resultado da ampliação da conectividade aérea, do fortalecimento do Aeroporto RioGaleão e de estratégias de promoção do destino. Com esse cenário favorável, a cidade fechou o ano com 1,5 milhão de visitantes estrangeiros, alcançando patamares próximos aos de 2014.

Os latino-americanos foram responsáveis por grande parte desse fluxo, com destaque para argentinos (455.299 visitantes), chilenos (278.902) e uruguaios (56.623), de acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur/RJ). Eventos de grande porte ajudam a impulsionar esse movimento, como o show da cantora colombiana Shakira, marcado para 11 de fevereiro, no Estádio Nilton Santos.

Para a apresentação, a operadora DMC Mais Brasil Viagens, de Flávio Valle, está organizando o receptivo de quase 500 turistas latino-americanos, vindos especialmente da Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. “Cerca de 90% desses turistas optam por se hospedar na Barra da Tijuca, onde as tarifas hoteleiras podem ser até 30% mais acessíveis em comparação a bairros turísticos tradicionais, como Copacabana e Ipanema”, explica Valle.

Além dos preços competitivos, a Barra da Tijuca se destaca pela infraestrutura moderna, praias mais tranquilas e ampla oferta gastronômica e de lazer. O público latino que busca novas experiências no Rio tem impulsionado a hotelaria da região. No Lagune Barra Hotel, localizado no complexo do Riocentro, na Barra Olímpica, o público latino tem se tornado cada vez mais expressivo. Para esta alta temporada, o volume de room nights aumentou 113% em relação ao ano anterior . “Esse número pode ser ainda maior, considerando que alguns hóspedes têm dupla cidadania e podem apresentar um RG em vez do passaporte do seu país de origem”, comenta Fernando Amorim, gerente-geral do hotel.

O Lagune Barra Hotel também tem investido em sua presença na América Latina, participando de feiras internacionais, como a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2024), em Buenos Aires, e a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2024), em Assunção. “Vemos o mercado latino com um enorme potencial de crescimento. Participamos dessas feiras para entender melhor as preferências do público e posicionar o Lagune Barra Hotel como uma escolha de destaque”, afirma Amorim.

Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO), ressalta que os mercados latinos são estratégicos para o turismo carioca. “Esse movimento crescente é muito bem-vindo, especialmente porque gera uma alta demanda por hotéis de 3 a 4 estrelas, que têm uma presença significativa na cidade”, destaca.

Com crescimento sólido e o fortalecimento da presença latina, o Rio de Janeiro se consolida como um dos principais destinos da América do Sul, reforçando sua atratividade para turistas internacionais.

Últimas notícias

Portos se apresentam no Cruise 360 com números expressivos e crescimento

O Cruise 360, realizado neste sábado (15) em Santos,...

Exploração sem limites: Swan Hellenic destaca expedições no Cruise 360

O Cruise 360, realizado neste sábado (15) em Santos,...

Navegando com sofisticação: cruzeiros fluviais são aposta do turismo de luxo

Santos (SP) - A palestra "Cruzeiros Fluviais: O Segmento...

Cruzeiros de luxo ganham destaque no Cruise 360

A segunda parte do primeiro dia do Cruise 360,...

Destinos brasileiros se apresentam no Cruise 360

Durante o Cruise 360, realizado neste sábado (15) no...

Tópicos

Portos se apresentam no Cruise 360 com números expressivos e crescimento

O Cruise 360, realizado neste sábado (15) em Santos,...

Exploração sem limites: Swan Hellenic destaca expedições no Cruise 360

O Cruise 360, realizado neste sábado (15) em Santos,...

Navegando com sofisticação: cruzeiros fluviais são aposta do turismo de luxo

Santos (SP) - A palestra "Cruzeiros Fluviais: O Segmento...

Cruzeiros de luxo ganham destaque no Cruise 360

A segunda parte do primeiro dia do Cruise 360,...

Destinos brasileiros se apresentam no Cruise 360

Durante o Cruise 360, realizado neste sábado (15) no...

PromoAção apresenta cruzeiros temáticos e reforça parceria com agentes de viagens

Santos (SP) - A PromoAção, empresa conhecida pelos cruzeiros...

Norwegian Cruise Line expande frota e aposta em experiências personalizadas

Santos (SP) - Durante o Cruise 360 Brasil, realizado...
spot_img

Relacionados