BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

WhatsApp Business se consolida como ferramenta estratégica no turismo

O WhatsApp se tornou um dos principais canais de comunicação para empresas no Brasil, com 95% das companhias utilizando a ferramenta, segundo um estudo da Yalo. No setor de turismo, a versão Business e a API Oficial do aplicativo têm se destacado por proporcionar uma interação mais eficiente entre marcas e clientes, otimizando processos e aprimorando a experiência do consumidor.

Enquanto o WhatsApp Business oferece recursos básicos de atendimento, a API Oficial amplia possibilidades ao permitir automação avançada, suporte integrado e até pagamentos diretos na plataforma. “Existem tecnologias como os chatbots que integram canais como site e redes sociais — Facebook Messenger e Instagram Direct — ao atendimento via WhatsApp, tornando tudo mais prático e rápido, por exemplo. E ainda realizam o atendimento automaticamente”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, cerca de 164 mil chatbots estão em operação no país, muitos deles utilizando inteligência artificial para interações mais naturais, resolução de dúvidas e até finalização de vendas. Além disso, sistemas avançados permitem a integração com plataformas de CRM e e-commerce, automatizando tarefas como atualizações de boletos e confirmações de pedidos.

A possibilidade de realizar pagamentos diretamente pelo WhatsApp também tem se expandido. Soluções como o Poli Pay, da Poli Digital, permitem que clientes façam transações durante o atendimento, eliminando barreiras e aumentando a conversão. “O objetivo é proporcionar uma experiência de compra fluida, eliminando barreiras e ampliando as chances de conversão”, destaca Alberto. Segundo dados da empresa, a conversão usando a ferramenta pode ser até três vezes maior que no e-commerce tradicional.

Para empresas que desejam adotar essas tecnologias, a segurança é um ponto fundamental. Soluções oficiais homologadas pelo Grupo Meta garantem proteção de dados e evitam riscos de suspensão da conta. “Com o avanço da API Oficial do WhatsApp como plataforma central para vendas, atendimento e marketing, as marcas que aderirem a essas tendências estarão alinhadas às práticas globais de comunicação e inovação em 2025”, finaliza Alberto Filho.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Companhia aérea Voepass tem licença cassada...

Decisão ocorre após operação assistida e suspensão iniciada em março; empresa perdeu capacidade de supervisão e não poderá mais operar voos

Latam expande serviço com Audi no...

Parceria com a Audi inclui frota premium de veículos elétricos e reforça estratégia de fidelização e serviços diferenciados da Latam

Fique atento! Medicamentos comuns no Brasil...

Dipirona, Ritalina e até descongestionantes estão na lista de remédios vetados em vários países; viajantes devem redobrar a atenção

Explora Journeys lança oferta com crédito...

Promoção Summer Special é válida até 15 de julho de 2025; crédito pode ser usado em experiências, spa e gastronomia a bordo

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS