BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,44

ICCA discute no Rio o crescimento do Brasil no mercado de eventos

Encontro da ICCA no Rio debate o impacto econômico, a captação de eventos e a posição do Brasil no ranking global do setor MICE

Pela primeira vez, a International Congress and Convention Association (ICCA), referência global na indústria de eventos, realiza uma série de encontros no Brasil. Com programação no eixo Rio-São Paulo, a iniciativa tem como foco discutir o impacto econômico, a importância da captação de congressos e convenções internacionias e o fortalecimento do país nesse segmento.

A realização do evento é fruto de uma articulação entre o Visit Rio Convention Bureau, a Embratur, o Visite São Paulo e a multinacional francesa GL Events, com apoio da Fecomércio. No Rio, as atividades acontecem entre os dias 17 e 19 de março, com um evento no SESC Copacabana na última terça-feira (18).

Membro da ICCA desde sua fundação, há 40 anos, o Visit Rio tem uma interlocução estratégica com a associação e tem, ao longo do tempo, estimulado a realização de eventos técnicos e científicos na cidade. “Ter um evento ICCA em nossa cidade representa uma oportunidade para reforçar nossa posição neste cenário, fortalecendo conexões e impulsionando o setor MICE carioca”, disse Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

Outro objetivo é chamar a atenção do trade de turismo para a importância de reportar os eventos realizados à associação para que o país se mantenha bem posicionado no ranking internacional, o que aumenta a visibilidade e contribui para turbinar o calendário. Para ser classificado como um evento ICCA, é necessário atender a critérios específicos, como reunir pelo menos 50 participantes, ter alcance internacional e ser realizado em pelo menos três continentes.

“É fundamental sensibilizar nossos parceiros para a importância de reportar os dados desses eventos para que eles sejam registrados junto ao ICCA. A presença do destino no ranking global é estratégica e fortalece a percepção de que o Rio é um local qualificado para congressos e convenções internacionais”, explicou Werneck.

Marta Gomes, presidente da ICCA, o Senthil Gopinath CEO da entidade, e Andrés Escandón, diretor regional para a América Latina, estão no Rio para debater o panorama do setor no Brasil e no mundo. Os primeiros painéis do encontro, realizado nesta terça-feira, abordaram os desafios e oportunidades que moldam o presente e o futuro da indústria global de eventos, incluindo a crescente posição de destaque do Brasil no ranking da ICCA. Em 2023, o país foi líder da América Latina no segmento com 156 eventos oficiais realizados e o terceiro maior anfitrião das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.

Aprofundando a discussão sobre o papel brasileiro nesse cenário, um painel com Tatiana Kingston (Visit Rio), Cintia Hayashi (Embratur) e Juliana Nascimento (GL events) destacou os diferenciais que tornam o Brasil um destino competitivo, incluindo infraestrutura, setores estratégicos e experiências. Na sequência, outra sessão explorou a visão de longo prazo para o crescimento do mercado, com debates sobre expertise local, políticas públicas e investimentos podem impactar a relevância do Rio no cenário internacional.

Outros debates com foco educacional trouxeram insights sobre como se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico e disputado e explorar estratégias para diferenciar destinos, mantendo a competitividade. Também foram discutidas as vantagens das colaborações internacionais, com dicas sobre como estabelecer relações duradouras com associações globais e atrair novos eventos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS