BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Estudo destaca que turismo pode impulsionar imagem global do Brasil

Pesquisa aponta que o país já possui atributos valorizados pelo mercado internacional e que a COP30 será oportunidade estratégica para reposicionamento do Brasil como destino de impacto global

O Brasil tem potencial para transformar sua imagem internacional e assumir protagonismo como potência socioambiental, e o turismo aparece como um dos principais caminhos para essa consolidação. Essa é uma das conclusões do estudo O Brasil que o Brasil quer ser, encomendado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), que ouviu mais de três mil brasileiros e 90 lideranças e pesquisadores de diversas áreas.

De acordo com o estudo, o Brasil é visto no exterior como um país atraente, principalmente por sua hospitalidade, natureza e diversidade cultural. Esses atributos colocam o turismo em posição estratégica para melhorar a reputação do país no cenário internacional e servir como vitrine para outras áreas de excelência. A realização da COP30, em Belém (PA), será um momento decisivo para o país se apresentar ao mundo sob uma nova perspectiva.

“A construção do Brasil passa pela valorização da nossa diversidade. Precisamos contar nossa história de forma mais estruturada e mostrar que o Brasil é um país que gera impacto global”, afirma Débora Emm, fundadora da Inesplorato e integrante do grupo de trabalho responsável pela condução do estudo.

Superando estereótipos

A pesquisa aponta que a imagem do Brasil no exterior ainda está fortemente associada à ideia de lazer, aventura e celebração — o que, embora positivo, limita o reconhecimento do país em temas estratégicos como inovação, sustentabilidade e direitos humanos. No ranking global Best Countries (BAV), o Brasil lidera apenas na categoria “Aventura”, que considera aspectos ligados ao turismo de experiência e belezas naturais.

Segundo o estudo, essa percepção estereotipada precisa ser complementada com novas narrativas que destaquem os “diversos Brasis”, reforçando o papel do turismo como elo entre desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

“O Brasil tem a chance de redefinir sua trajetória e assumir um papel de protagonismo global. O estudo mostra que é hora de deixarmos de lado a visão de país eternamente promissor e começarmos a agir como a potência que já somos”, declara Lourenço Bustani, fundador da Mandalah e coordenador do grupo de trabalho responsável pelo estudo.

COP30 como vitrine internacional

Com a COP30 prevista para acontecer em 2025, o turismo ganha ainda mais relevância como setor capaz de traduzir o protagonismo brasileiro nas questões climáticas e ambientais. A escolha de Belém como sede da conferência é simbólica e estratégica, uma vez que coloca a Amazônia — agora considerada o principal símbolo da identidade brasileira, segundo o estudo — no centro das atenções mundiais.

Para isso, o estudo sugere investimentos em infraestrutura e logística turística, ampliação das experiências que mostrem o Brasil além dos estereótipos, e fortalecimento da narrativa de um país ético, estável, seguro e comprometido com a sustentabilidade.

A pesquisa também identificou 18 áreas em que o Brasil já se destaca no cenário global e que podem ser integradas à promoção turística para ampliar sua imagem de excelência. Entre elas estão: biodiversidade, artes e cultura, matriz energética limpa, agricultura de baixo carbono, gastronomia, ecoturismo, esportes e movimentos sociais.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS