BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Suíça celebra crescimento recorde de brasileiros e aposta no turismo de qualidade

Com mais de 330 mil pernoites brasileiros e alta de 21% em 2024, Suíça investe em campanhas sazonais, como o Grape Escapes

São Paulo (SP) – O turismo suíço vive um de seus melhores momentos no mercado brasileiro. Segundo Natália Leal, gerente de Marketing do Switzerland Tourism no Brasil, o país registrou em 2024 o maior crescimento já observado desde que o escritório foi inaugurado por aqui: um aumento de 21% no número de pernoites de brasileiros, totalizando mais de 330 mil noites em hotéis suíços ao longo do ano. O número representa uma alta de 40% em relação ao período pré-pandêmico de 2019, consolidando o Brasil como um mercado ativo e em expansão.

“Foi um crescimento histórico. E, embora não sejamos ainda um mercado prioritário como Estados Unidos ou China, o Brasil está muito bem posicionado aos olhos da Suíça. O turista brasileiro é valorizado pela qualidade da experiência que busca e pelo ticket médio elevado”, comenta Natália.

Para 2025, a meta da Suíça não é ampliar massivamente o volume de turistas, mas qualificar o perfil do visitante. A nova diretriz de comunicação segue o conceito Travel Better, que visa promover um turismo mais inteligente, sustentável e personalizado. A ideia é utilizar ferramentas de marketing e inteligência digital para conectar o turista certo ao destino e experiência ideais — respeitando o tempo de permanência, interesses e poder de compra.

Segundo Natália, o brasileiro ainda vê a Suíça, muitas vezes, como um país de passagem em roteiros pela Europa. A média atual de estadia é de três noites, com um gasto médio diário estimado em 240 francos suíços, um dos mais altos entre os mercados emissores internacionais.

“Queremos transformar a Suíça de um ponto de apoio para uma experiência de imersão completa. O país tem oferta para muito mais do que três noites, especialmente fora da alta temporada”, reforça.

Um dos pilares da nova estratégia suíça é a valorização do outono europeu, considerado uma estação subaproveitada em comparação ao verão. Embora o outono tenha três meses de duração, o fluxo turístico é semelhante ao do verão, que se restringe a dois meses. “É uma estação mais longa, com paisagens incríveis, clima ameno e menor fluxo de visitantes. Vemos aí um enorme potencial de crescimento”, explica Natália.

Para impulsionar a estação, o Switzerland Tourism lançou a campanha Grapescape, que convida os turistas brasileiros a descobrirem as vinícolas locais e mergulharem no enoturismo suíço — uma experiência quase exclusiva, já que 99% da produção de vinhos do país é consumida internamente. Entre os destaques, estão uvas como a Chasselas, da região de Lavaux, e o Merlot do cantão do Ticino, que oferecem rótulos que raramente cruzam fronteiras.

O Switzerland Tourism também tem apostado fortemente em tecnologias de marketing e segmentação de personas para refinar sua atuação com o público brasileiro. A proposta é mapear diferentes perfis de viajantes — como os que buscam experiências gastronômicas, trilhas e natureza, cultura ou bem-estar — e oferecer sugestões mais assertivas de roteiros, destinos e temporadas ideais.

Além da atuação direta com o cliente final, o órgão mantém sua presença ativa junto ao trade e à imprensa especializada, com ações de relacionamento, press trips e campanhas de mídia voltadas à valorização da imagem do destino no Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Felipe Lima
Felipe Lima
Chefe de Redação - E-mail: felipe@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Latam inaugura rota sazonal entre São...

Operação reforça conectividade entre Brasil e Argentina durante a temporada de inverno e segue até agosto

Catar fecha espaço aéreo por segurança...

Medida é preventiva e responde a aumento de instabilidade entre Irã, Israel e Estados Unidos na região do Golfo

Cruzeiros Disney ampliam rotas e chegam...

Cruzeiros da Disney Cruise Line exploram fiordes, ilhas remotas e capitais históricas, com novas embarcações previstas até 2031

Acidente de balão: Crescimento do turismo...

Setor bate recordes de visitantes, mas enfrenta desafios como informalidade, falta de capacitação e riscos operacionais

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS