A 12ª edição da WTM Latin America enfim começou. Na manhã desta segunda-feira (14) foi realizada a cerimônia de abertura do evento, que será realizado entre os dias 14, 15 e 16 de abril de 2025 no Expo Center Norte, em São Paulo. O mote da feira em 2025 é Where Tech Meets Touch (“Onde a tecnologia encontra o toque”, em tradução livre), ressaltando os avanços tecnológicos ligados à indústria do Turismo.
“Nestes três dias queremos mostrar a união da tecnologia com a experiência humana, que atravessa nossa indústria e o tempo. No Turismo, isso é muito claro, podemos falar de Inteligência Artificial, tecnologia e novas ferramentas que acontecem em poucos cliques, mas no centro disso, permanecem as pessoas e o senso humano”, explicou Bianca Pizolitto, head da WTM Latin America, durante seu discurso de abertura.
As expectativas para a nova edição da feira estão elevadas após o bom desempenho de 2024, quando mais de 29 mil visitantes, de 41 países diferentes, compareceram ao evento. Além disso, a WTM 2024 registrou 797 marcas expositoras. Em 2025, o espaço onde o evento está sendo realizado está 11% maior, e a expectativa da organização é que haja um crescimento de, pelo menos, 8% no público total.
“A nossa essência permanece, criar encontros, experiencias, celebrar a diversidade e a inclusão. Nossas mais tecnológicas ferramentas são nosso cérebro e a intuição. A cada ano implementamos novas ferramentas para abrir espaço e facilitar novos negócios”, continuou Bianca, que exaltou o Turismo como uma indústria que se mantém em renovação e avanço, sem deixar de lado suas raízes. “Queremos celebrar o símbolo de uma indústria que olha para o futuro, mas sem se esquecer de suas raízes. Um grande território de encontros entre pessoas, culturas, tecnologias, entre o passado e o futuro”, finalizou Bianca.
Jonathan Heastie, diretor Global da WTM também marcou presença na cerimônia de abertura e abordou as mudanças constantes no mundo do Turismo e as novas tendências nas viagens por todo o globo. O executivo destacou a alta no interesse por viagens ligadas à música, gastronomia, esportes, natureza e bem-estar, além da crescente preocupação com a sustentabilidade, pensamento bastante presente na WTM.

“Há também um interesse crescente no slow travel, com viajantes menos apressados, dedicando mais tempo e se engajando de maneira mais significativa com as comunidades locais — geralmente com um impacto ambiental menor. É bom ver, tanto globalmente quanto aqui neste evento, que os viajantes estão cada vez mais conscientes do impacto de suas viagens sob uma perspectiva de sustentabilidade e, obviamente, do papel da diversidade e inclusão na indústria também. Este evento é, certamente, um exemplo de como abordar esses temas de maneira muito eficiente”, disse Heastie.
A abertura da WTM Latin America contou ainda com autoridades de diversos estados brasileiros, além de países latino-americanos, como Argentina, Uruguai e Equador. Após discursos de abertura, o momento foi conduzido pelo carnavalesco Milton Cunha, que promoveu um momento rico em brasilidade ao lado de outros nomes do samba e carnaval brasileiros.