São Paulo (SP) – Durante a WTM Latin America 2025, feira de turismo realizada entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, o Uruguai apresentou sua estratégia para fortalecer o relacionamento com o público brasileiro e manter o posicionamento do país como destino turístico relevante na América do Sul. Em entrevista ao Brasilturis, Cristian Pos, diretor nacional de Turismo do Uruguai, destacou os principais atrativos trabalhados, os resultados recentes do setor e as primeiras diretrizes do novo governo para os próximos anos.
“Estamos em um momento de transição de governo, então nossa prioridade tem sido manter o posicionamento do país e promover os principais atrativos ao mercado brasileiro”, afirma Pos. Segundo ele, o foco está em quatro destinos principais: Punta del Este, Montevideo, Colonia del Sacramento e a região das águas termais. “O público brasileiro escolhe o Uruguai pelo enoturismo, pelas compras, pelos cassinos, pelo turismo cultural e, também, pelo gastronômico”, acrescenta.
Entre os principais destaques deste ano estão as vantagens fiscais para turistas estrangeiros, como a devolução de impostos por meio do sistema tax free para determinadas compras, além da isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em serviços de hospedagem, gastronomia e outros segmentos. “Isso é importante para este mercado, de acordo com os estudos que temos”, ressalta o diretor.
Pos também enfatiza o posicionamento do Uruguai como um “destino de qualidade, boutique, seguro e previsível”. Para ele, essa combinação representa um diferencial frente a outros mercados do continente.
Resultados positivos, mas com queda no fluxo de brasileiros
Com relação ao desempenho recente, Pos foi direto: “Tivemos um resultado positivo em comparação aos trimestres dos últimos cinco anos, com aumento tanto no número de visitantes quanto nos gastos”. No entanto, ele reconhece que houve queda no fluxo de brasileiros, especialmente por conta da desvalorização do real frente ao dólar. “Isso fez com que o fluxo se detivesse um pouco”, explicou.
Ao mesmo tempo, o país registrou aumento de turistas argentinos, chilenos e paraguaios, considerados os principais mercados emissores da região. Apesar da retração no mercado brasileiro, Pos afirma que o país segue como prioridade. “Estamos fazendo o planejamento de marketing para os próximos cinco anos com foco justamente neste mercado”, pontua.
Gastronomia, enoturismo e novas rotas temáticas
Entre as novidades, Pos destaca a ampliação da oferta gastronômica e de enoturismo como pontos centrais da estratégia de promoção. “É um dos destaques mais importantes do país atualmente, junto ao fortalecimento de atrativos como a Plaza de Toros de Colonia e os constantes investimentos na hotelaria dos diferentes destinos”, pontuou.
Também ganharam evidência novas rotas temáticas, como a Rota da Oliva em Maldonado, que combina turismo rural, azeite de oliva e gastronomia, e a Rota do Queijo em Colonia, bastante popular entre os brasileiros por permitir harmonizações com vinhos locais.
Segundo Pos, essas ofertas estão sendo desenvolvidas em parceria com o setor privado, que também vem se articulando com operadores brasileiros para impulsionar produtos relacionados a cassinos e experiências premium. “O setor privado está em permanente movimento, gerando acordos não só com operadores do Brasil, mas também com mercados distantes que estão presentes nesta feira”, explica.
Reuniões estratégicas e planejamento de longo prazo
Na WTM, o governo uruguaio também iniciou conversas com grandes players do setor, incluindo companhias aéreas e operadoras de turismo brasileiras. “Nos reunimos com Azul Viagens, CVC e outros operadores importantes que atuam no mercado uruguaio. Foram os primeiros contatos e estamos lançando as bases para os acordos que vão reger os próximos anos”, conta.
A nova administração assumiu o governo há apenas 40 dias, e segundo Pos, o momento é de cautela frente à conjuntura internacional. “É um ano que estamos levando com muito cuidado por conta da realidade comercial global e da volatilidade cambial. Atuamos em consequência disso, intensificando nossa presença no Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e outros mercados estratégicos”, afirma.
Apesar dos desafios, a expectativa da Direção Nacional de Turismo é de manter a linha de crescimento registrada nos últimos trimestres e consolidar o setor como pilar econômico do país. “A partir desses resultados, vamos estabelecer objetivos por mercado e continuar avançando nos próximos quatro anos”, finalizou Pos.